Varíola dos macacos é declarada como emergência de saúde global pela OMS

No total, mais de 16 mil casos da doença já foram registrados pelo mundo

Escrito por Redação ,
Varíola dos macacos já foi registrada em 75 países em todo o mundo
Legenda: Varíola dos macacos já foi registrada em 75 países em todo o mundo

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou, neste sábado (23), a varíola dos macacos como emergência de saúde global. Ao todo, mais de 16 mil casos da doença já foram confirmados em 75 países.

Segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, o risco no mundo é relativamente moderado, enquanto na Europa é alto. "Decidi declarar uma emergência de saúde pública de alcance internacional", disse.
 
Mesmo sem um consenso entre os membros do comitê de emergência da OMS, Tedros emitiu a declaração, e essa foi a primeira vez que o chefe da agência de saúde da ONU tomou ação desse tipo.
 
Dessa forma, maiores investimentos poderão ser feitos no tratamento da doença, apesar da falta de vacinas. Conforme explicação de Tedros, apenas metade dos países com casos registrados de varíola dos macacos tem acesso garantido às vacinas.
 
Enquanto isso, o diretor de emergências da OMS, Mike Ryan, voltou a afirmar que ser vacinado contra a doença não traz proteção instantânea.

Varíola dos macacos

Detectada no início de maio, a propagação incomum da varíola dos macacos fora dos países da África Central e Ocidental, onde o vírus é endêmico, se espalhou por todo o mundo, com epicentro na Europa.
 
Encontrada pela primeira vez em humanos em 1970, a varíola dos macacos é menos perigosa e contagiosa do que "sua prima", a varíola, erradicada em 1980.
Assuntos Relacionados