Rei Charles III quebra protocolo no discurso de Natal ao falar sobre tratamento de câncer; veja
A mensagem foi transmitida aos britânicos na quarta-feira (25)
O rei Charles III fez um discurso de Natal diferente do protocolar e escolheu como cenário a capela de um antigo hospital para fazer um tributo aos profissionais de saúde que o ajudaram no tratamento contra o câncer. A mensagem foi transmitida aos britânicos na quarta-feira (25).
Veja também
No comunicado, ele agradeceu a equipe médica responsável pelos cuidados dele e da nora, a princesa Kate Middleton, e comentou até sobre a violência anti-imigração presente entre os moradores do Reino Unido atualmente.
"Agradeço de coração e de forma especial aos médicos e enfermeiros que, este ano, apoiaram a mim e a outros membros da minha família durante as incertezas e ansiedades dessa doença, e ajudaram a fornecer a força, o cuidado e o conforto de que precisávamos", disse ele no discurso.
Assista ao discurso:
Além disso, Charles relembrou os tumultos ocorridos no país após o assassinato de três meninas em um evento da cantora Taylor Swift, em julho deste ano. O rei elogiou o comportamento das comunidades britânicas em diversos âmbitos por conta do caso.
"Senti um profundo orgulho aqui no Reino Unido quando, em resposta à raiva e à ilegalidade, as comunidades se uniram não para repetir esses comportamentos, mas para reparar", afirmou ele.
Charles III também aproveitou para fazer uma breve referência aos conflitos em todo o mundo. "Neste dia de Natal, não podemos deixar de pensar naqueles para quem os efeitos devastadores do conflito no Oriente Médio, na Europa Central, na África e em outros lugares representam uma ameaça diária à vida e aos meios de subsistência de tantas pessoas", afirmou.