Papa Francisco nomeia primeira mulher prefeita no Vaticano; saiba quem é a freira italiana Simona Brambilla

A irmã Simona Brambilla foi nomeada prefeita do Dicastério para a Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica

Escrito por
A irmã Simona é uma mulher branca e que usa óculos de grau. Na foto, ela está com vestes brancas
Legenda: A irmã Simona Brambilla tem 59 anos
Foto: Divulgação/Vaticano

O Papa Francisco nomeou, nesta segunda-feira (6), a irmã Simona Brambilla, de 59 anos, prefeita do Dicastério para a Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, um dos escritórios mais importantes do Vaticano, que supervisiona ordens religiosas católicas em todo o mundo.

De acordo com o site Vatican News, Simona Brambilla atuou como missionária em Moçambique, após se formar como enfermeira e ingressar nas Irmãs Missionárias do Instituto da Consolata, que guiou de 2011 a 2023.

Como prefeita do Dicastério, ela substitui o cardeal brasileiro João Braz de Aviz, que liderava o escritório desde 2011.

Veja também

Mais mulheres em cargos de liderança

Desde o início do papado, Francisco tem aumentado a frequência de mulheres em cargos de liderança. Dados gerais referentes tanto à Santa Sé quanto ao Vaticano, que vão de 2013 a 2023, dão conta de que a porcentagem de mulheres no magistério aumentou de 19,2% para 23,4%.

Com mudanças feitas pelo Papa na Constituição Apostólica de 2022, agora, é possível que leigos e, portanto, mulheres, possam chefiar dicastérios e se tornarem prefeitos, posição que, anteriormente, era reservada a cardeais e arcebispos.

>> Acesse nosso canal no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias. 

Assuntos Relacionados