Nasa captura momento em que lava do vulcão Cumbre Vieja desce para comunidades; veja vídeo

Vulcão está em erupção há pelo menos 11 dias

Escrito por Redação ,

A Nasa conseguiu, com um dos seus satélites, capturar o exato momento em que a lava do vulcão Cumbre Vieja desce para as comunidades de El Paraíso e Todoque, nas Ilhas Canárias. O vulcão está em erupção há pelo menos 11 dias, após 50 anos de inatividade.

Veja também

O caminho da lava foi reproduzido pelas imagens do satélite por meio de uma tecnologia com infravermelho. Além disso, um astronauta da agência espacial americana conseguiu fotografar o Cumbre Vieja e as regiões de Los Llanos e El Paso cobertos por lava. 

Rastro de desastre 

Até a última terça-feira (28), o fluxo de lava já havia devastado quase 600 construções e coberto 258 hectares na ilha espanhola de La Palma, que tem cerca de 85 mil habitantes e vive do cultivo de banana e do turismo. Mais de 6 mil pessoas tiveram de deixar suas casas. Não houve registro de feridos nem de mortos. 

Veja também

Em vários bairros da ilha, os moradores ficaram confinados com medo das emissões de gases tóxicos. Na terça-feira (28), a lava estava a cerca de 800 metros do mar. 

Chegou ao mar 

Na noite da terça, a lava chegou ao mar, gerando gases tóxicos. No entanto, até o momento, o encontro não implica em grande risco para a população local. 

Assuntos Relacionados