Mãe alerta sobre planta cicuta após filha quase morrer envenenada nos EUA; saiba mais

Caso aconteceu em maio, quando menina de seis anos cheirou a flor que estava em seu jardim

Escrito por Redação ,
Menina envenenada por planta
Legenda: Planta mortal quase mata criança nos EUA e pais fazem alerta
Foto: Reprodução Facebook

Chavana Neuweg, uma mãe de Iowa, nos EUA, usou as redes sociais para alertar as pessoas em relação à planta cicuta venenosa, responsável por uma grave crise alérgica na filha, de apenas seis anos. O caso aconteceu em 23 de maio. 

“Este é provavelmente o post mais importante que vou fazer aqui. Mas eu não poderia perder mais um minuto sem contar a outras famílias sobre isso para que elas também possam ser informadas. Especialmente porque isso poderia salvar a vida das suas filhas se você está apenas um pouco informado”, disse, pelo Facebook. 

Veja também

Ela explica que a filha sempre teve alergia a insetos, abelhas e plantas, mas, de repente, começou a ter uma erupção cutânea de forma acelerada, com bolhas se espalhando por boa parte do corpo, inclusive pelo rosto, deixando-o muito inchado. 

Em seguida, conforme o relato de Chavana, a filha começou a ter dificuldades de respirar e a apresentar sinais de apatia, quando decidiram, então, levá-la ao médico. 

A mãe diz que procurando o que poderia ter causado essa reação na filha encontrou a planta cicuta venenosa, um tipo de flor, crescendo em sua propriedade e no terrenos dos vizinhos. Ao pesquisar na internet, descobriu se tratar de uma planta venenosa e mortal

"Essa planta é considerada uma das piores e mais mortais plantas da América. Parece uma erva daninha inofensiva mas pode crescer mais de 3 metros de altura. Você vai encontrá-la muitas vezes ao longo de riachos, ferrovias e valas. A planta é diferente de muitas outras porque afeta o sistema nervoso e pode causar paralisia nervosa e muscular, vômitos, náuseas, coma, dores musculares, convulsões, perda de fala, frequência cardíaca rápida e muito mais", explicou ela na publicação. 

Ainda conforme Chavana, o envenenamento da filha foi causado apenas por ela sentir o cheio da planta. “Nossa filha cheirou o topo desta 'flor', ingerindo-a e causando uma das piores reações de veneno que eu já vi”, escreveu.

Cicuta, a planta mais mortal da América do Norte

A cicuta é composta por pequenas flores brancas ou verdes, dispostas em forma de guarda-chuva, segundo informações do site Catraca Livre. É considerada a planta mais venenosa da América do Norte por conter uma toxina que provoca convulsões.

Seu veneno é encontrado em todas as partes da planta, mas é mais concentrado nas raízes, que por são mais potentes na primavera. Além das convulsões quase imediatas, outros sintomas incluem náuseas, vômitos, dores abdominais, tremores e confusão.

A morte geralmente é causada por insuficiência respiratória ou fibrilação ventricular e pode ocorrer poucas horas após a ingestão.

Assuntos Relacionados