Jovens católicos de todo o mundo começam vigília para rezar com o Papa Leão XIV no Jubileu, em Roma
O Jubileu, Ano Santo da Igreja Católica, é a cada 25 anos. São aguardadas quase 1 milhão de pessoas na vigília
Milhares de jovens católicos, de todo o mundo, se reúnem em Roma, Itália, neste sábado (2), para participar de uma vigília de oração com o Papa Leão XIV, em comemoração ao Jubileu — o 'Ano Santo' da Igreja Católica, que acontece em 2025 (e é celebrado a cada 25 anos).
Os peregrinos, com idades entre 18 e 35 anos e oriundos de pelo menos 146 países, se concentram no espaço aberto no bairro de Tor Vergata, a leste de Roma, onde o Papa conduzirá a vigília, a partir de 20h30 no horário local (15h30 em Brasília). São aguardadas quase 1 milhão de pessoas.
Antes da vigília, quase 20 grupos artísticos - de música e dança - se apresentaram no local. A mídia italiana chamou o evento "Woodstock católico".
A organização do evento mobilizou 10 mil pessoas - entre policiais e agentes da proteção civil - para cuidar da segurança e da logística da vigília, que deve seguir até a manhã do próximo domingo (3).
Veja também
O que significa o Jubileu?
O encontro internacional para a vigília com o Papa é considerado o ponto culminante do Jubileu, o "Ano Santo" que a Igreja Católica celebra a cada 25 anos.
Durante esse momento, os peregrinos podem receber a "indulgência plenária", ou seja, o perdão dos pecados, segundo a tradição católica.
No último Jubileu, no ano 2000, mais de 2 milhões de jovens participaram da Jornada Mundial da Juventude, em Roma, convocada pelo Papa João Paulo II.