Hotel de 'Chaves em Acapulco' é destruído por furacão; veja fotos

O furacão de nível 5 na escala Saffir-Simpson devastou a costa pacífica do México

Escrito por Redação ,
Imagem do Hotel Emporio devastado pelo furacão Otis
Legenda: O furacão Otis registrou ventos que chegaram a 270 quilômetros por hora
Foto: Reprodução/Instagram

O furacão Otis devastou, na última quarta-feira (25), a cidade de Acapulco, localizada na costa pacífica do México. Entre as milhares de estruturas afetadas pelo fenômeno estava o Hotel Emporio, onde foram gravados três episódios da série mexicana Chaves, fato que fez o local se tornar um ponto turístico da região.

Veja também

Os episódios gravados no hotel, em 1977, seguem fazendo sucesso entre os admiradores da obra, já que as gravações no local foram as únicas a não possuírem o cenário restrito ao estúdio, onde eram gravadas as cenas da vila dos moradores, o restaurante de Dona Florinda e a escola do Professor Girafales.

Após tomarem ciência do acontecido, alguns fãs compartilharam imagens e recordaram os episódios das férias de Chaves.

Raymundo Ceja, um hóspede que estava no hotel no momento da forte tempestade, foi uma das pessoas que compartilhou fotos do local em seu Instagram. Ele aproveitou o post para informar amigos e familiares que passa bem.

FURACÃO NÍVEL CINCO

Com ventos de até 270 quilômetros por hora, o furacão Otis, que foi registrado como nível 5 na escala Saffir-Simpson — a mais alta da categoria —, deixou pelo menos 27 mortos e quatro desaparecidos na região portuária de Acapulco, informou o governo mexicano nesta quinta-feira (26). 

“Infelizmente, recebemos o relatório dos governos estadual e municipal de 27 pessoas mortas e quatro desaparecidas”, disse a secretária de Segurança, Rosa Icela Rodríguez, durante a coletiva de imprensa presidencial.

Este é o primeiro relato de mortes, visto que a área afetada está praticamente isolada desde a meia-noite de terça-feira (24), quando os ventos Otis começaram a ser sentidos. 

O presidente Andrés Manuel López Obrador disse que os mortos estão “basicamente em Acapulco” e que três dos desaparecidos são membros da Marinha.  

“Lamentamos muito a perda (…) os que perderam a vida por efeito do furacão”, disse, detalhando que os ventos derrubaram praticamente todas as árvores e inúmeros postes, além de relatos de quedas de estruturas de casas. Contudo, a secretária de segurança garantiu que as comunicações estão sendo restabelecidas gradativamente.

Devido à sua extensa costa no Pacífico e no Atlântico, o México é um dos países mais vulneráveis a furacões, com pelo menos uma dúzia de fenômenos meteorológicos por ano.

FENÔMENO SEM PRECEDENTES

Em apenas seis horas, Otis passou de uma tempestade tropical para um poderoso furacão de categoria 5, forçando as autoridades a acelerarem os trabalhos de preparação em Acapulco e nas áreas vizinhas, que já sofreram ciclones como o potente furacão Paulina em 1997, que deixou mais de 200 mortos.

E mudança repentina fez com que Andrés reconhecesse o impacto do furacão “sem precedentes no país”. “Não tem precedentes no país nos últimos tempos, não só pela forma como ganhou força em tão pouco tempo, mas também pela magnitude do furacão, como entra com muita força pela baía”, disse. 

Danos significativos também são relatados na infraestrutura do popular balneário, com quase 780 mil habitantes, metade deles ainda com cortes de energia pelo colapso de 58 torres de alta tensão.

 

Assuntos Relacionados