Furacão Otis: veja o que se sabe sobre o fenômeno que atinge o México

Tempestade chegou a atingir a categoria 5, mais alta da escala Saffir-Simpson

Escrito por Redação ,
Furacão Otis atinge o México
Legenda: Furacão está avançando pela costa do México
Foto: AFP

Classificado como um furacão de categoria 4, o Otis chegou a Acapulco, no México, no início desta quarta-feira (25), segundo informações do Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos. Considerada perigosa, a tempestade chegou a alcançar o mais alto grau da escala Saffir-Simpson, que classifica a intensidade de furacões.

Veja também

De acordo com relatório da entidade meteorológica americana, no momento em que atingiu o solo, o furacão era considerado um fenômeno de categoria 5, maior nível de classificação, e possuía ventos sustentados de 215 km/h.

No entanto, ao avançar pelo continente, Otis perdeu força, sendo rebaixado para a categoria 4. A expectativa das autoridades é que o fenômeno se dissipe na quinta-feira (26), após passar pela zona montanhosa de Guerrero, estado onde está localizada a cidade turística, já que a cadeia de montanhas da área deve afetar o percurso do furacão.

Apesar do enfraquecimento, especialistas alertam que o fenômeno ainda deve provocar, nas próximas horas, “ventos extremamente destrutivos” e “fortes tempestades”, que podem causar inundações e deslizamentos de terra. 

VEJA IMAGENS

Em imagens registradas antes da chegada do fenômeno, é possível observar o céu mexicano com muitas nuvens, além das copas de árvores balançando devido à ventania. Nas ruas, oficiais realizavam patrulhas, prontos para auxiliar e socorrer moradores que estejam correndo perigo.

MORADORES EM ALERTA

Horas antes da aproximação do furacão, Acapulco e outras cidades da região interrompeu o fornecimento de energia elétrica, para evitar acidentes durante a passagem do fenômeno. O governo do Estado de Guerrero também suspendeu as aulas e, na terça-feira (24), enviou equipes da Defesa Civil para checar os locais que serviriam de abrigo.

“O mais importante é reforçar a coordenação com as autoridades [...] e as Forças Armadas, com o objetivo claro de buscar o bem-estar das pessoas e evitar riscos", afirmou a governadora Evelyn Salgado. 

OUTROS FENÔMENOS

Na última segunda-feira (23), outra tempestade atingiu o México. Intitulado Norma, o fenômeno deixou três mortos ao passar pelo estado de Sinaloa. Duas semanas antes, o poderoso furacão Lídia, que chegou a apresentar ventos de 249 km/h, fez duas vítimas nos estados de Jalisco e Nayarit,

Devido às suas amplas faixas costeiras, o país latino é uma das nações com maior incidência de furacões no mundo, registrando, pelo menos, dez fenômenos por ano

Assuntos Relacionados