Exército da Ucrânia afirma ter derrubado cinco aviões e um helicóptero da Rússia

A informação foi compartilhada pelo Estado-Maior das tropas ucranianas

Escrito por Diário do Nordeste e AFP ,
CONFLITO RÚSSIA E UCRÂNIA
Legenda: Militar ucraniano na linha de frente com separatistas apoiados pela Rússia perto do assentamento de Troitske
Foto: Anatolii Stepanov/AFP

O exército da Ucrânia anunciou, nesta quinta-feira (24), que abateu cinco aviões e um helicóptero russos no leste do país, pouco depois de Moscou iniciar uma ofensiva militar.

Veja também

"Cinco aviões e um helicóptero do agressor foram derrubados", afirmou o Estado-Maior do exército ucraniano em um comunicado.

Em contrapartida, as tropas russas afirmaram que os separatistas pró-Rússia do leste da Ucrânia estão conquistando avanços territoriais contra o exército ucraniano. 

O general Igor Konashenkov, porta-voz do ministério da Defesa da Rússia, afirmou detalhou que os rebeldes avançaram três quilômetros na região de Donetsk e um quilômetro e meio em Lugansk, e assegurou que os civis "não têm nada a temer".

Invasão da Rússia

A entrada de invasores russos ao território já deixou pelo pelo menos 40 soldados e uma dúzia de civis mortos nesta quinta-feira (24) nas primeiras horas do ataque à Ucrânia, segundo o assessor do presidente ucraniano Volodimir Zelensky.

"Sei que mais de 40 soldados ucranianos foram mortos e várias dezenas estão feridos e fala-se de uma dúzia de civis mortos" em todo o país, declarou Oleksiy Arestovych. 

Essas perdas foram causadas por ataques aéreos e de mísseis na manhã desta quinta, explicou.