EUA deixam de exigir teste Covid para passageiros aéreos a partir deste domingo (12)

A decisão já havia sido anunciada, mas entra em vigor agora e deve ser reavaliada em 90 dias

Escrito por Redação ,
Avião da American Airlines nos EUA
Legenda: A partir deste domingo (12), não será preciso apresentar teste de Covid-19 para entrar nos EUA
Foto: AFP

Passageiros chegando nos Estados Unidos a partir deste domingo (12) não terão que apresentar teste de Covid-19. A exigência, criada em janeiro de 2021, caiu após decisão do governo do país.

Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), a ciência e os dados indicam que os testes pré-embarque não são mais necessários. Dessa forma, o órgão deve fazer uma reavaliação desta decisão em 90 dias.

Veja também

A recomendação do CDC sobre testes de Covid-19 veio ainda em dezembro de 2021, quando o prazo para o teste saiu de três dias antes para um dia antes do voo.

Pressão das companhias

A mudança, inclusive, surge após forte pressão das companhias aéreas internacionais. Na semana passada, o presidente-executivo da American Airlines, Robert Isom, afirmou que a exigência em questão era "sem sentido" e estavam afetando as viagens de lazer e negócios.

Apresentando dados, Isom pontuou que 75% dos países visitados pelos norte-americanos atualmente não possuem requisitos de testes. 

"O CDC fará uma reavaliação dessa decisão em 90 dias e, como em outras políticas, o CDC continuará a avaliá-la continuamente", disse um dos funcionários do governo dos EUA. 

Assuntos Relacionados