Controladores de voo alertaram sobre colisão entre helicóptero e avião antes de acidente nos EUA: 'Bateu, bateu, bateu'
Acidente ocorreu em Washington D.C., nos Estados Unidos, na noite de quarta-feira (29)

Um avião comercial colidiu com um helicóptero militar em Washington D.C., nos Estados Unidos, na noite de quarta-feira (29). Antes da queda, uma conversa entre profissionais do controle de tráfego aéreo registrou o momento em que um deles alerta sobre a colisão. Um áudio mostra o instante em que um dos controladores fala: "Bateu, bateu, bateu, isso é um alerta três".
Ao todo, havia 60 passageiros e quatro tripulantes em jato, enquanto tinham três soldados no helicóptero. As autoridades apontam que não há sobreviventes, mas ainda não divulgaram a identidade das 67 vítimas. Até o começo da tarde desta quinta-feira (30), 27 corpos tinham sido resgatados.
Veja também
O acidente ocorreu próximo ao Aeroporto Ronald Reagan, conhecido pela operação de voos nacionais, por volta das 21h. O áudio gravado pelo LiveATC.net, fonte de gravações de voos, registrou o diálogo entre os três membros da tripulação do helicóptero antes da colisão.
"PAT25, você tem um CRJ à vista? PAT25, passe atrás do CRJ", disse um controlador de tráfego aéreo às 20h47 de quarta. O PAT25 era o helicóptero, enquanto o CRJ era o jato Bombardier CRJ700.
"Torre, você está vendo isso?", pergunta um. Enquanto outra afirma: "Dê a volta, mantenha a 3.000 (pés) agora, voe de volta. Black Jack Three (helicóptero), você pode retornar à base? Black Jack Three, prossiga diretamente. Preciso que você pouse. Preciso que você pouse imediatamente. Você pode ir até Dulles por alguns minutos? Entre em contato com a Dulles Air.
VEJA COLISÃO
Após a colisão, um dos funcionários avisa: "Não sei se você percebeu antes o que aconteceu, mas houve uma colisão na aproximação da pista 33. Vamos encerrar as operações por um tempo indefinido, caso queira voltar para o portão". Os aviões que iam à pista 33 foram redirecionados no Aeroporto Nacional Reagan.
Ao que outro responde: "Sim, nós vimos tudo que aconteceu, sim". O acidente ocorreu sobre o rio Potomac, quando o avião estava a poucos metros da pista.
>> Acesse nosso canal no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias.