Carro avança contra multidão e deixa um morto e dezenas de feridos em Berlim

A Polícia não informou se investiga o caso como um ato deliberado ou um acidente

Escrito por AFP ,
Foto tirada em 8 de junho de 2022 mostra um carro que colidiu com uma vitrine após atropelar uma multidão, na esquina da Tauentzienstrasse e Marburger Strasse, no centro de Berlim
Legenda: Algumas horas depois da tragédia, o veículo permanecia parado na vitrine de uma loja de perfumes
Foto: AFP

Um carro atropelou várias pessoas, nesta quarta-feira (8), em uma rua comercial do centro de Berlim, na Alemanha. A tragédia deixou um morto e dezenas de feridos, antes da detenção do motorista, anunciou a Polícia, que ainda não determinou as motivações do incidente.

Veja também

Primeiro, o veículo avançou contra os pedestres "e prosseguiu em sua trajetória" por 150 a 200 metros antes de bater em uma vitrine, informou um policial que estava no local, identificado como Thilo Cablitz, ao canal de notícias 24H n-tv.

O automóvel, de modelo Renault Clio prata, bateu às 10h30 (5h30 de Brasília) contra a vidraça de uma loja perto da estação de trem do zoológico de Berlim. O motorista tentou fugir, mas foi interceptado por outros pedestres, explicou Cablitz.

O atropelamento aconteceu perto da igreja Memorial, monumento emblemático da Zona Ocidental da capital alemã, situado em uma das avenidas comerciais mais movimentadas da cidade, a Kurfürstendamm.

A polícia de Berlim, que não informou se investiga o caso como um ato deliberado ou um acidente, confirmou no Twitter que uma pessoa faleceu no atropelamento. "Há várias pessoas gravemente feridas", disse Cablitz. Conforme o jornal Bild, o indivíduo que morreu é um homem.

Mais de 100 policiais e bombeiros foram enviados ao local, que fica perto da área onde, em 19 de dezembro de 2016, um terrorista islamita atropelou e matou 12 pessoas com um caminhão durante uma feira de Natal.

"Eu estava perto da fonte quando ouvi um barulho alto, então vi uma pessoa voando [pelo impacto do veículo]", declarou Frank Vittchen à AFP. "Ele continuou muito rápido pela calçada e não freou. Depois, desceu e tentou fugir", acrescentou.

Algumas horas depois da tragédia, o veículo permanecia parado na vitrine de uma loja de perfumes, com a porta do carona aberta. 

Outros casos similares

Nos últimos anos foram registrados vários ataques com veículos na Alemanha, cometidos por pessoas com distúrbios psicológicos. Um dos mais graves ocorreu em abril de 2018 em Munster (oeste), quando um homem atropelou com uma van cinco pessoas reunidas diante de um restaurante. O motorista cometeu suicídio logo depois. 

Em dezembro de 2020, um motorista de 51 anos que sofria episódios de surto psicótico matou cinco pessoas, incluindo um bebê, e feriu gravemente 14 ao invadir em estado de embriaguez, uma área de pedestres em Trier (sudoeste) pouco antes do Natal.

Em Volksmarsen, na região de Hesse (oeste), um homem de 30 anos feriu mais de 100 pessoas em fevereiro de 2020 ao avançar com seu veículo contra o desfile de carnaval. 

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o Telegram do DN e acompanhe o que está acontecendo no Brasil e no mundo com apenas um clique: https://t.me/diario_do_nordeste

Assuntos Relacionados