Caixão de Elizabeth II chega ao Palácio de Holyroodhouse em Edimburgo

Durante as seis horas de viagem até o local, cortejo que leva o corpo da monarca britânica foi aplaudido por milhares de pessoas

Escrito por AFP/Diário do Nordeste ,
Legenda: O funeral da rainha Elizabeth II, falecida aos 96 anos na última quinta-feira (8), será em 19 de setembro, na Abadia de Westminster
Foto: Divulgação

Após seis horas de viagem, o caixão de Elizabeth II chegou a Edimburgo neste domingo (11). O cortejo que carregou o corpo da monarca britânica deixou o Castelo de Balmoral ainda pela manhã. Durante o trajeto, milhares de súditos aplaudiram e se despediram da longeva rainha. 

Veja também

Pouco antes das 16h30 locais (12h30 em Brasília), o cortejo fúnebre entrou no Palácio de Holyroodhouse, residência oficial dos reis da Escócia, depois de percorrer as ruas de Edimburgo. O cortejo atravessou cidades e vilas escocesas como Aberdeen, Dundee e Perth.

"Só pude ver um pouco, mas foi muito emocionante, ele era uma pessoa maravilhosa. É muito triste", lamentou a recepcionista Theresa Brown, demonstrando um sentimento ecoado por Román Gutiérrez, um estudante espanhol de 20 anos: "Todo mundo se vai um dia, então temos que seguir em frente", relativizou.

Oito carregadores militares, seguidos pela filha da rainha, a princesa Anne, levaram o caixão para a sala do trono do palácio, onde será vigiado pela Companhia Real de Arqueiros, guarda-costas dos monarcas da Escócia.

Na segunda-feira, o caixão será levado em procissão até a vizinha Catedral de Saint Giles, onde será realizada uma missa na presença do rei Charles III e onde as pessoas poderão se despedir de sua "amada mãe".