Angelina Jolie visita Ucrânia como representante especial de agência de refugiados da ONU

Mais de 12,7 milhões de pessoas fugiram de seus lares nos últimos dois meses, segundo dados das Nações Unidas

Escrito por Redação ,
Legenda: Atriz visita cidade ucraniana em meio aos conflitos do país com a Rússia
Foto: Reprodução/Redes Sociais

A ativista humanitária  Angelina Jolie viajou para a Ucrânia como enviada especial do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), uma agência ONU. De acordo com O Globo, a atriz estadunidense de 46 anos visitou a cidade de Lviv neste sábado (30). 

Durante o dia, chegou a entrar em uma padaria local e ir à estação ferroviária, onde conheceu parte das pessoas afetadas pela guerra entre a Rússia e Ucrânia. 

Segundo a ONU, o conflito já soma mais de 12,7 milhões de pessoas fugiram de suas casas nos últimos dois meses. Esse número equivale a aproximadamente 30% da população ucraniana antes da guerra.

Veja também

Impactos da guerra

Os voluntários atuantes na estação de trem visitada por Jolie detalham que os refugiados recebiam tratamento psiquiátrico. Cada profissional de plantão conseguia conversa com cerca de 15 pessoas por dia. 

Além disso, a atriz ainda descobriu que a grande parte dos que estão abrigados no local são crianças entre 2 até 10 anos. "Eles devem estar em choque", comentou Angelina.

"Eu sei como o trauma afeta as crianças, eu sei que apenas ter alguém mostrando o quanto elas importam, o quanto suas vozes importam, eu sei como isso é curativo para elas".
Angelina Jolie
Ativista humanitária

Angelia tirou fotos ao lado dos voluntários e de algumas das crianças. Em março, a atriz já tinha realizado outra viagem como enviada especial ao viajar para o Iêmen. 

 

Assuntos Relacionados