O mar da província Terra do Fogo, localizada no sul da Argentina, congelou na última terça-feira (25). O fenômeno foi registrado após as temperaturas da cidade de Rio Grande registrarem -10°C no fim de semana.
Conforme o Uol, o Serviço Meteorológico Nacional (SMN) previu a manutenção das temperaturas abaixo de zero ao longo da semana.
Além disso, a região da Patagônia teve alerta para ventos fortes. Entre terça e quarta-feira (26), a população foi informada de que as rajadas de vento poderiam atingir mais de 100 km/h na costa central.
Com a queda da temperatura, a água dentro de alguns encanamentos da região também congelaram. Por isso, na terça, a Direção Provincial de Obras e Serviços Sanitários restringiu o abastecimento de água para recuperar os níveis de armazenamento.
Massa de ar frio
Ainda segundo o Uol, o fenômeno ocorreu depois da região ser afetada por uma massa de ar frio de origem polar. Somado a isso, havia pouco vento e baixa movimentação de ondas.
Com isso, o frio e a quietude das águas estavam nas condições necessárias para congelar. A Província segue em alerta de frio extremo.