O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a vencer as eleições presidenciais deste ano, na última quarta-feira (6). Nesta semana, ele já começou a montar o novo governo, selecionando nomes que ocuparão postos-chave da gestão que inicia em janeiro de 2025.
O bilionário Elon Musk, que comprou o X e é dono das empresas SpaceX e Tesla, foi escolhido para chefiar o Departamento de Eficiência Governamental dos Estados Unidos. Conforme Trump, Musk deve "desmantelar a burocracia governamental, cortar regulamentações excessivas, cortar gastos desnecessários e reestruturar as agências federais".
Musk ajudou a financiar a campanha eleitoral de Trump, injetando cerca de US$ 200 milhões (R$ 1,15 bilhão). As informações são do g1.
Trump também escolheu Tom Homan, que será responsável pela fiscalização das fronteiras com o México e o Canadá. No primeiro mandado de Trump, Homan foi diretor do departamento de Imigração e Alfândega dos EUA. Ele é conhecido por depender a separação de crianças de famílias que imigraram ilegalmente para o país.
Já o senador da Flórida, Marco Rubio, está cotado para o cargo de secretário de Estado, sendo uma função similar ao de ministro das Relações Exteriores no Brasil.
Equipe do governo Trump
Dentre outros nomes cotados, estão:
- Pete Hegseth: Secretário de Defesa dos Estados Unidos;
- John Ratcliffe: Chefe da Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA);
- Michael Waltz: Conselheiro de Segurança Nacional dos EUA;
- Elise Stefanik: Representante dos EUA na ONU;
- Mike Huckabee: Embaixador dos EUA em Israel.
Além disso, a diretora da campanha eleitoral, Susie Wiles, foi escolhida como chefe de gabinete da Casa Branca. Com a indicação, ela se tornará a primeira mulher a ocupar o influente cargo.