Após um avião cair na floresta amazônica da Colômbia, três crianças e um bebê sobreviveram e foram encontrados vivos depois de 16 dias. Eles estavam perdidos desde 1º de maio, e equipes de busca localizaram o grupo nesta quarta-feira (17). A informação foi repassada pelo presidente Gustavo Petro.
Na queda da aeronave, a mãe das crianças e outros dois adultos morreram. O bebê tem 11 meses, enquanto as crianças têm 13, 9 e 4 anos. O grupo vivia em uma comunidade indígena.
Na tarde desta quinta-feira (18), o presidente colombiano apagou seu tuíte com a notícia do resgate e garantiu que as buscas pelos menores continuam.
"Decidi apagar porque não foi possível confirmar a informação prestada pelo ICBF (Instituto Colombiano de Bem-estar Familiar). Lamento o ocorrido. As Forças Militares e as comunidades indígenas continuarão sua busca incansável para dar ao país a notícia que está esperando", disse o presidente no Twitter.
Gustavo Petro declarou que a localização das crianças foi uma "alegria para o país". "Depois de árduos esforços de busca de nossas forças armadas, encontramos com vida as quatro crianças desaparecidas na queda do avião", escreveu no Twitter.
O estado de saúde dos sobreviventes não foi divulgado.
Queda de avião
A queda da aeronave ocorreu no começo de maio depois de decolar de uma área florestal conhecida como Araracuara com destino a San José del Guaviar. Essa é uma das cidades da Amazônia colombiana, localizada a quase 390km de Bogotá.
Como era uma área remota, as buscas foram dificultadas. Apenas na terça-feira (16) que os soldados e indígenas de comunidades próximas conseguiram se aproximar do local da queda. Lá, encontraram pertences e uma fruta mordida.
A Defesa Civil detalhou que, antes do acidente, piloto reportou problemas no motor do avião.