Um terremoto de magnitude 7 foi registrado em Marrocos nesta sexta-feira (8), deixando pelo menos menos 632 mortos e 329 pessoas feridas. O tremor ocorreu a uma profundidade de 27 quilômetros, segundo informou o Centro de Pesquisas para Geociências da Alemanha (GFZ).
Um balanço preliminar de vítimas foi divulgado pelo Ministério do Interior. Há mortes nas cidades de Al Haouz, Marrakech, Ouarzazate, Azilal, Chichaoua e Taroudant.
Os danos causados pelo tremor ainda estão sendo avaliados. No Twitter, moradores publicaram relatos sobre pessoas correndo para as ruas e prédios tremendo.
Já o serviço dos Estados Unidos que monitora terremotos (USGS) registrou números diferentes: a magnitude foi de 6.8, e a profundidade, 18,5 quilômetros.
O sismo foi registado às 23h11 (hora local) e ocorreu a cerca de 65 km a sudeste da cidade marroquina de Marrakech, comunicou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Os abalos foram sentidos em várias cidades marroquinas, como Agadir, Essaouira, Casablanca, Safi, Beni Mellal, Guelmim, Khouribga e Rabat. Gibraltar, Mauritânia, Portugal, Espanha, Sara Ocidental e Argélia também sentiram.
Por questões de segurança, as pessoas abandonaram as suas casas e reuniram-se no exterior.