O conflito armado entre Rússia e Ucrânia chega ao 14º dia nesta quarta-feira (9), em meio a embargos econômicos dos Estados Unidos. Na terça-feira (8), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, ordenou a proibição da compra de petróleo de origem russa no País.
Depois disso, o presidente russo, Vladimir Putin, assinou um decreto proibindo a venda e a compra de matérias-primas pela Rússia para outros países até o fim do ano.
Até agora, a Organização das Nações Unidas (ONU) estima que mais de 1,5 milhão de pessoas fugiram da Ucrânia para territórios vizinhos em busca de abrigo. Dois terços desse total entraram na Polônia.
Na segunda-feira (7), as tropas russas chegaram a anunciar a abertura de corredores humanitários e a interrupção de ataques locais para permitir a retirada de civis das cidades ucranianas de Kharkiv, Kiev, Mariupol e Sumy, cenários de combates violentos.
O Diário do Nordeste traz a cobertura em tempo real dos acontecimentos mais importantes que desenham esse período dramático da história global.