O empresário americano Elon Musk anunciou, neste sábado (1º), que os perfis de usuários do Twitter sem verificação terão limite temporário de leituras de publicações na plataforma.
Outras restrições também foram determinadas por Musk, dono da Twitter. Por isso, além do limite de 600 leitura de publicações, os perfis sem o selo azul poderão enviar apenas 500 mensagens diretas por dia; publicar 2.400 tuítes por dia, distribuídos em intervalos de 30 minutos; seguir até 400 novas contas por dia; e fazer até quatro alterações no e-mail cadastrado por hora.
Alguns usuários já começaram a perceber as novas regras neste sábado.
De acordo com o bilionário, as medidas são necessárias para a plataforma lidar com níveis extremos de extração de dados e manipulação do sistema.
Diminuição de restrições
Após usuários reclamarem do limite de leitura no Twitter anunciado por Musk mais cedo, o empresário voltou a se manifestar nas redes sociais dizendo que, em breve, a quantidade leituras permitidas por perfil irá aumentar.
Segundo ele, o máximo de tweets diários que os usuários poderão ler será de 8.000, para contas verificadas; de 800, para contas não verificadas; e de 400 para novos usuários sem verificação. Mais cedo, Musk havia informado que, temporariamente, os limites seriam de 6000, 600 e 300 posts diários, respectivamente.
Internautas reclamaram da mudança, dizendo que se beneficiaria só quem tem o selo azul — sinal que indica que a conta é verificada. A verificação, antes gratuita, passou a ser adquirida mediante assinatura paga imposta a partir de abril.