A Organização das Nações Unidas (ONU) contabilizou que mais de 33% da população de 10 províncias da Turquia afetadas pelo terremoto são crianças menores de 17 anos. Os dados foram divulgados pelo meio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) nesta segunda-feira (13).
Além disso, ele analisa os impactos causados pelo terremoto de magnitude 7.8, do dia 6 de fevereiro, que deixou mais de 35 mil mortos na Turquia e Síria.
Neste cenário, a Organização Mundial da Saúde (OMS) solicitou, no último domingo (12), verba de US$ 43 milhões buscando intensificar o apoio aos países.
Mais de 35 mil mortos
O balanço do terremoto que abalou a Turquia e a Síria há uma semana superou mais de 35 mil mortes nesta segunda. Devido às poucas perspectivas de encontrar sobreviventes, os esforços agora se concentram em ajudar as centenas de milhares de pessoas que ficaram desabrigadas.
Apesar de cada vez mais difícil, equipes de resgate conseguiram retirar sobreviventes dos escombros de cidades inteiras que ficaram em ruínas após o tremor de magnitude 7,8.
O balanço confirmado é de 35.224 mortos, sendo 31.643 na Turquia e 3.581 na Síria. Este foi o 5º terremoto mais mortal desde o início do século XXI.