Um macaco-aranha com um colete à prova de balas foi morto, na última terça-feira (14), durante um confronto entre a polícia e membros de um suposto cartel de drogas na cidade de Texcltitlán, no México.
Durante o tiroteio, 11 pessoas também morreram, inclusive um homem de cerca de 20 anos que possivelmente seria o dono do animal, e outras 10 foram presas.
O animal foi encontrado morto agarrado ao suposto tutor, que o carregava pelos ombros. O homem foi atingido por diversos disparos - e um dos tiros atravessou o primata no peito.
Nas redes sociais, internautas prestaram homenagens ao macaco-aranha, que também trajava roupas militares feitas para ele.
De acordo com o site mexicano Milenio, o confronto ocorreu durante uma operação da Guarda Nacional e de agentes da Procuradoria Geral do México contra integrantes da 'Familia Michoacana', uma organização criminosa que atua no país.
Além da atuação no tráfico de drogas, a polícia também vai investigar a possibilidade de tráfico de animais silvestres e outros crimes ambientais.