Beyoncé autorizou Kamala Harris utilizar a música Freedom, do álbum Lemonade, durante o período eleitoral. A pré-candidata democrata usou a canção já nessa segunda-feira (22), em visita à Casa Branca.
À CNN, uma fonte próxima de Kamala revelou que a aprovação ocorreu de forma rápida, em poucas horas antes da utilização.
A cantora ainda não declarou apoio público à Kamala, desde que Joe Biden desistiu da disputa. Contudo, a aprovação pode indicar um endosso à atual vice-presidente.
No último domingo (21), Tina Knowles, mãe de Beyoncé declarou apoio à pré-candidata. "Nova, jovem, afiada, energia!!!! Deixando de lado o ego pessoal, o poder e a fama. Essa é a definição de um grande líder. Obrigado, Presidente Biden, pelo seu serviço e pela sua liderança. Vice-presidente Kamala Harris para presidente! Vamos”, escreveu Tina.
Beyoncé tem histórico de apoio a democratas
Beyoncé tem histórico de se posicionar politicamente a favor de candidatos democratas. Em 2013, a superestrela cantou o Hino Nacional na posse de Barack Obama. Beyoncé e Jay-Z foram atrações principais de um show pré-eleitoral para Hillary Clinton, em Clevand, no estado de Ohio, em 2016.
"Quero que minha filha cresça vendo uma mulher liderar nosso país e sabendo que suas possibilidades são ilimitadas. E é por isso que estou com ela", disse a cantora na época.
Em 2020, a artista apoiou a chapa liderada por Joe Biden nas redes sociais. Beyoncé pediu que os seguidores fossem as urnas votarem.
O que diz a música Freedom
"Freedom" é uma música de Beyoncé, com Kendrick Lamar, e está no álbum Lemonade, lançado em 2016, de surpresa. A música, que chegou a ser indicada ao Grammy, virou um hino nas manifestações contra a brutalidade policial, após a morte de George Floyd, em 2020.
Conforme o site Genius, a música é uma ode dedicada às mulheres negras. No hino, Beyoncé faz alusão à força da natureza para que mulheres se libertem das amarras da sociedade.
Veja refrão
Liberdade, Liberdade / Onde você está? / Porque eu também preciso de liberdade / Eu quebro correntes sozinho / Não vou deixar minha liberdade apodrecer no inferno / Ei! Vou continuar correndo / Porque um vencedor não desiste