A Justiça espanhola anulou multas de um homem de 29 anos que anda pelado pela cidade de Aldaia, na região de Valência. O nudista Alejandro Colomar levou várias advertências desde que começou a andar nu em 2020, apesar de a nudez pública ser legal na Espanha.
Onde ele mora não há leis locais que proíbem o nudismo, segundo decidiu o juiz. O tribunal reconheceu haver um "vácuo legal" na legislação.
Segundo a decisão, os atos de Alejandro não foram "exibicionismo obsceno". Ele "limitou-se a permanecer ou a circular nu em horários diferentes em duas ruas distintas de Aldaia".
Nu na porta do tribunal
Um momento que viralizou foi quando Colomar chegou ao tribunal usando somente um par de botas. Para entrar no julgamento, ele teve de se vestir. Durante a sessão, ele argumentou que as multas violavam sua "liberdade ideológica".
O espanhol relatou que começou a andar nu em 2020 após discutir com uma mulher. A nudez em público é permitida na Espanha desde 1988.
Pessoas podem andar nuas nas ruas sem ser presas, mas algumas regiões como Valladolid e Barcelona possuem leis próprias.