Influenciadora que morreu de 'fome' não bebia água há mais de seis anos, diz jornal

Zhanna Samsonova faleceu após manter uma dieta baseada em frutas exóticas da Malásia, sem reposição dos nutrientes necessários

A influenciadora russa vegana Zhanna Samsonova, 39 anos, faleceu no dia 21 de julho, na Tailândia, após adotar uma dieta restritiva baseada em frutas exóticas e cruas da Malásia. Conforme o tabloide britânico Daily Mail, ela estava sem beber água há mais de seis anos, pois se hidratava com os sucos das frutas. 

Há dez anos, Zhanna D'Art, como era conhecida nas redes sociais, comia apenas vegetais crus, frutas, sementes de girassol, e bebia sucos. Como não fazia a reposição necessária na dieta para contemplar a ausência de alimentos de origem animal, o corpo dela estava fraco e vulnerável. 

Os amigos detalharam que ela "mal conseguia andar" dias antes do óbito, e que era anoréxica. Por conta da dieta extrema, "ela estava praticamente acamada e levava vários minutos para subir um degrau de escada".

Um grupo de familiares e amigos estavam "horrorizados" com a magreza alheia, e pediram para Zhanna procurar ajuda médica. 

'Infecção semelhante à cólera'

A mãe da mulher disse que a filha morreu de uma "infecção semelhante à cólera". Contudo, a causa oficial da morte não foi divulgada. 

A influenciadora dizia que seu regime de alimentos crus foi supostamente inspirado ao ver “colegas” que pareciam muito mais velhos do que suas idades. Ela atribuía a aparência a dietas com "comidas não saudáveis".

De acordo com o New York Post, a família de Samsonova aguarda um relatório médico e um atestado de óbito que determinará a causa oficial de sua morte.