O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, anunciou nesta segunda-feira (16) — madrugada de terça (17) em Israel —, que foi feito um acordo com Israel para permitir a chegada de ajuda internacional à Faixa de Gaza.
"A nosso pedido, Estados Unidos e Israel concordaram em formular um plano que vai permitir que a ajuda humanitária de países doadores e organismos multilaterais chegue aos civis em Gaza", disse Blinken, após oito horas de conversas com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.
Cerca de 2,3 milhões de pessoas vivem na Faixa de Gaza, que, desde 2006, passa por um bloqueio terrestre, aéreo e marítimo. Mais de um milhão de pessoas que vivem no norte da região receberam ordens para fugir antes da incursão anunciada por Israel.
Vítimas
O conflito entre Israel e o grupo Hamas chegou ao 10º dia nesta segunda. Segundo o governo israelense, os ataques ao território mataram mais de 1.400 pessoas e 4 mil feridos. Já as autoridades de saúde palestinas afirmam que em Gaza pelo menos 2.450 pessoas foram mortas e quase 10 mil foram feridas.