O ingresso de cães e gatos de brasileiros repatriados e estrangeiros refugiados de Israel será facilitado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). O anúncio foi feito nesta terça-feira (10).
Os donos dos animais serão dispensados da apresentação do Certificado Veterinário Internacional (CVI), do atestado de vacinação ou de qualquer outra certificação sanitária ao ingressarem no território nacional.
A Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) ficará responsável por orientar os passageiros ao chegarem no País, referente aos procedimentos a serem adotados com relação aos animais.
Para cidadãos repatriados e refugiados cujo destino final é outro país, também está liberada a passagem pelo Brasil com seus cães e gatos, sem exigência de documentação sanitária. No entanto, o Mapa orienta que essas pessoas verifiquem com as autoridades veterinárias dos países de destino final se há necessidade de certificação sanitária.
A medida vale para qualquer tipo de voo, seja de ajuda humanitária, militares, cargueiros fretados ou comercial.
Esclarecemos que, neste momento, nenhum cachorro ou gato será impedido de entrar no Brasil por falta de documentação. Entendemos a situação e os médicos veterinários atuantes no Vigiagro acompanharão os casos para liberação de entrada no país