O Congresso dos Estados Unidos decidiu, nesta sexta-feira (1º), cassar o mandato do deputado George Santos, de 35 anos, filho de imigrantes brasileiros. O político é acusado de cometer crimes financeiros.
Santos se tornou o sexto deputado a ser expulso da Câmara na história dos Estados Unidos. Ao ser questionado por um repórter da CNN se ele retornaria ao local, o político declarou: "Por que eu iria querer ficar aqui? Que este lugar vá para o inferno".
Nascido em Nova York, ele é membro do Partido Republicano e foi eleito representante na Câmara Federal nas eleições legislativas de 2022.
Entenda a expulsão
Há duas semanas, um relatório do Comitê de Ética da Câmara revelou ter encontrado uma "evidência esmagadora" de má conduta por parte de Santos e alegou que ele tinha "tentado explorar fraudulentamente todos os aspectos de sua candidatura à Câmara para seu próprio benefício financeiro".
Ele também é acusado de ter usado dinheiro dos doadores de sua campanha em procedimentos de Botox, no site Onlyfans, além de cometer fraude com cartões de crédito e roubo de identidade, cobrar saques de seguro-desemprego aos quais não tinha direito durante a pandemia de covid-19. Santos se declarou inocente das acusações federais.