O negociador e conselheiro do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, informou que a quarta rodada de negociações entre Rússia e Ucrânia começou na manhã desta segunda-feira (14) por videoconferência.
"A comunicação (com Moscou) continua estabelecida, embora seja complicada", tuitou Mykhailo Podolyak, acrescentando que "as partes expressarão suas posições concretas".
Esta é a quarta rodada de negociações entre Podolyak e o russo Vladimir Medinski, conselheiro do Kremlin. As três sessões anteriores aconteceram nas fronteiras Ucrânia-Belarus e Polônia-Belarus.
"A razão de nossas divergências vem do fato de que temos sistemas políticos muito diferentes", destacou, ao chamar Rússia de "a opressão máxima de sua própria sociedade".
A nova rodada de tratativas acontece após uma primeira reunião sem resultados entre os chefes da diplomacia russa e ucraniana na quinta-feira passada na Turquia.
A Ucrânia anunciou que voltaria a exigir uma trégua imediata nos combates e a retirada das forças russas, quase três semanas depois do início da invasão.