Com mais de 40°C, ondas de calor extremas são percebidas em países do hemisfério norte

Autoridades de diferentes territórios tiveram que adotar medidas diante dos riscos provocados pelas altas temperaturas.

Países como Estados Unidos, Japão, Itália, Espanha e Alemanha, dentre outros, do hemisfério norte, devem registrar, neste  fim de semana, recordes de calor. Essa projeção, alinhada à situaçãovista nos últimos dias, obrigou as autoridades de diferentes países a tomarem medidas drásticas diante dos riscos ocasionados pelas temperaturas extremas, evidenciadas como o exemplo mais recente das ameaças provocadas pelas mudanças climáticas.

Na Itália, o centro meteorológico italiano emitiu um alerta para "a onda de calor mais intensa do verão (Hemisfério Norte) e uma das mais intensas de todos os tempos". O Ministério da Saúde do país emitiu alerta vermelho neste sábado (15) para diversas cidades. 

Na capital italiana, Roma, há previsão de temperaturas entre 36 e 37°C a partir do domingo e os termômetros devem seguir aumentando nos próximos dias, até alcançarem entre 42 e 43°C na terça-feira (18). Tal fenômeno pode quebrar o recorde de 40,5°C registrado em agosto de 2007. 

A estimativa é que a Ilha da Sardenha, na Itália, também pode superar os 48,8°C de 11 de agosto de 2021, a temperatura mais elevada que já foi registrada na Europa.

Espanha, o leste da França, Alemanha e Polônia também enfrentaram uma onda de calor intensa.

Na Grécia, a Acrópole de Atenas foi fechada pelas autoridades na sexta-feira (14) durante o período mais quente do dia. A medida segue em vigor neste sábado.

Já nos Estados Unidos, a intensa onda de calor se estende da Califórnia ao Texas. O pico da temperatura está previsto para o fim de semana.

Durante a semana, milhões de pessoas dos estados do sudoeste sofreram os efeitos do calor extremo, com maior atenção aos idosos, trabalhadores do setor de construção, carteiros, entregadores e pessoas sem-teto. 

No Japão, a agência meteorológica do país recomendou medidas de precaução à população, pois são esperadas temperaturas de 38 a 39°C no domingo (16) e na segunda-feira (17). Essas temperaturas podem representar um novo recorde no país.