A empresa americana Mondelez, fabricante do Toblerone, foi obrigada a mudar o clássico logo do chocolate - o pico da montanha Matterhorn, um dos cartões postais da Suíça. Segundo a gigante da indústria alimentícia, a imagem da montanha de 4.478 metros de altura será substituída por um pico mais genérico. As informações são da BBC.
A alteração deve ser realizada após parte da produção do alimento ser transferida para a Eslováquia. Conforme a legislação suíça, símbolos nacionais não podem ser usados para promover produtos à base de leite que não sejam fabricados exclusivamente na Suíça — e, no caso de outros gêneros alimentícios, pelo menos 80% da matéria-prima do produto deve ser proveniente do país.
Nova embalagem
Para não violar a lei, em vigor desde 2017 no país, a empresa decidiu reformular a imagem do pico alpino. A Mondelez informou à publicação que a transferência de parte da produção para o exterior visa "responder ao aumento da demanda mundial e expandir nossa marca Toblerone no futuro".
Sobre a nova embalagem, a empresa adiantou que nela incluiria uma "nova fonte e logotipo diferenciados, inspirados ainda mais nos arquivos Toblerone, e a inclusão da assinatura de nosso fundador, Tobler".
Feito de leite suíço com nougat de amêndoas e mel, o primeiro Toblerone foi vendido em 1908 em Berna, capital da Suíça. A tradicional imagem do Matterhorn só foi inserida em 1970. Antes disso, uma águia e um urso estampavam a embalagem do chocolate.