Agência dos EUA autoriza vacina da Pfizer para crianças de 5 a 11 anos

Autorização de emergência tornará cerca 28 milhões de pessoas elegíveis para receber o imunizante contra Covid-19

Legenda: A perspectiva da vacinação é também um alento se pensarmos nos outros tantos impactos da pandemia do coronavírus sobre as crianças.
Foto: Shutterstock

Os Estados Unidos autorizaram, nesta sexta-feira (29), a aplicação da vacina contra a Covid-19 da Pfizer/BioNTech para crianças de 5 a 11 anos. A nova etapa na campanha de imunização tornará cerca 28 milhões de pessoas elegíveis para receber o imunizante.

Essa autorização de emergência da agência reguladora do país, a FDA, ocorre após uma análise cuidadosa dos resultados dos testes clínicos conduzidos pela Pfizer em milhares de crianças.

"Como mãe e como médica, sei que os pais, os cuidadores, os professores e as crianças estavam esperando ansiosamente esta autorização", disse a diretora interina da FDA, Janet Woodcock, em comunicado. "Vacinar as crianças pequenas contra a Covid-19 é mais um passo para o retorno à normalidade", acrescentou.

Veja também

Eficácia

Um comitê de especialistas independentes aprovou na terça-feira (26) a imunização para as crianças com idades entre 5 e 11 anos com a vacina da Pfizer.

Nos testes clínicos, o fármaco apresentou uma eficácia de 90,7% na prevenção das formas sintomáticas da Covid-19 nessa faixa etária.

Antes que inicie a campanha de imunização dos pequenos, um comitê de especialistas dos Centros para Prevenção e Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC, na sigla em inglês) se reunirá na próxima semana para dar a opinião e publicar as recomendações, a última etapa do processo.