Bahia já tem116 cidades afetadas pelas chuvas; mortes chegam a 20

Há pelo menos 358 pessoas feridas

Escrito por Estadão Conteúdo ,
caixão de pessoa morta nas chuvas da bahia
Legenda: Temporais assolam o Estado desde a semana passada
Foto: AFP PHOTO / BAHIA STATE GOVERNMENT / CAMILA SOUZA

A Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) já contabiliza, até esta segunda-feira (27), 116 municípios afetados pelas fortes chuvas que atingem o Estado desde a última quinta-feira (23). Desses, 100 municípios já decretaram situação de emergência. Foram registradas ainda 20 mortes e 358 pessoas feridas.

Veja também

Os dois óbitos mais recentes ocorreram em Itabuna: uma mulher de 33 anos, vítima de desabamento, e um homem, de 21 anos, levado pela correnteza. O total de pessoas afetadas chega a 471.009, conforme dados das prefeituras e da Sudec. Ainda de acordo com os dados, 31.405 pessoas estão desabrigadas e 31.391 desalojadas

Pelo menos outras 15,4 mil pessoas estão desabrigadas. A previsão meteorológica é que os temporais na região persistam nos próximos dias, o que pode piorar os impactos das chuvas

Ajuda federal

O governo federal já repassou R$ 20 milhões aos municípios da Bahia atingidos, como mostrou o Broadcast Político

O ministro da Cidadania, João Roma, está no Estado para representar o presidente Jair Bolsonaro (PL) e prestar auxílio aos desabrigados. Ele também é pré-candidato pelo Republicanos ao governo baiano, hoje nas mãos de Rui Costa (PT).

Bolsonaro, por sua vez, embarcou para São Francisco do Sul (SC), onde passará a festa de revéillon acompanhado da primeira-dama Michelle e da filha Laura, de 11 anos, e só deve retornar a Brasília no dia 3 de janeiro.

Ao Broadcast Político, o Ministério do Desenvolvimento Regional informou que o chefe da pasta, Rogério Marinho, deve ir à Bahia somente amanhã de manhã.

Assuntos Relacionados