Um candidato a prefeito de Maceió errou duas vezes o local de votação até conseguir encontrar a zona e a seção eleitorais corretas neste domingo (6).
Lobão (Solidariedade) justificou nas redes sociais que o “intenso ritmo” da campanha o fez não se atentar à mudança do local. Segundo ele, o caso espelha “dificuldades enfrentadas por muitos cidadãos durante o processo eleitoral”.
Inicialmente, o candidato chegou para votar na Escola Nosso Lar às 9h, mas só conseguiu votar no local certo às 10h30, segundo o g1.
Após enfrentar fila para entrar na primeira sala de votação, ele foi avisado por mesários que estava na seção errada e, então, informado que deveria votar na sede da Secretaria Municipal de Educação de Maceió.
Ao chegar na secretaria, Lobão foi novamente avisado que não era ali o local de votação dele. Lá, descobriu que a zona eleitoral correta era a Escola Nosso Lar, onde estava, mas em outra seção.
Por volta das 10h30, o candidato retornou ao colégio e conseguiu votar na sala correta.
Em nota oficial mandada à imprensa, a assessoria do candidato afirmou que ele sempre votou no mesmo local e que a “equipe de organização (da escola) também não tinha clareza sobre qual era a nova sessão”.
“Devido ao intenso ritmo da campanha eleitoral, o candidato não se atentou à mudança do local de votação, um erro que, vale ressaltar, ocorreu com centenas de milhares de eleitores em todo o Brasil. Essa situação não é exclusiva de Lobão, mas sim um reflexo das dificuldades enfrentadas por muitos cidadãos durante o processo eleitoral”
A nota ainda defende que, apesar da repercussão da confusão, “é fundamental que o foco permaneça nas propostas e ações que realmente importam para a população de Maceió”.
Segundo pesquisa Quaest divulgada ontem, Lobão tem 4% dos votos válidos na estimulada, estando em terceiro lugar na disputa. Ele concorre pela Prefeitura de Maceió com JHC (PL), Rafael Brito (MDB), Lenilda Luna (UP) e Nina Tenório (PCO).