Saiba o que é endometriose, condição que fará Anitta passar por cirurgia; veja sintomas

Doença provoca cólicas fortes durante o período menstrual e alterações intestinais e urinárias

Escrito por Redação ,
quais os sintomas da endometriose
Legenda: Cantora recebeu o diagnóstico da doença após mais de nove sentindo dores menstruais
Foto: Divulgação
Doença que afeta mais de 7 milhões de mulheres somente no Brasil, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), a endometriose provoca dores e até dificuldade para engravidar quando há inflamação das células menstruais no interior da cavidade pélvica.
 

Veja também

Sintomas da endometriose

As manifestações da enfermidade são cólicas fortes durante o período menstrual, dor pélvica crônica e durante a relação sexual, além de alterações intestinais e urinárias.
 
O diagnóstico é feito a partir de um exame ginecológico clínico, seguido de exames de laboratório e de imagem para confirmar a existência da doença.
 
Foi assim com a cantora Anitta, que nessa quinta-feira (7), confirmou sofrer de endometriose. A artista revelou que descobriu a doença depois de fazer "pela milionésima vez" um exame para chegar a um diagnóstico das dores que sentia há, pelo menos, nove anos.
 
"A endometriose é muito comum entre as mulheres. Tem vários efeitos colaterais, em cada corpo de um jeito. Podem se estender até a bexiga e causar dores terríveis ao urinar. Existem vários tratamentos. O meu terá que ser cirurgia”, afirmou Anitta.

Tratamento

O tratamento cirúrgico a qual Anitta será submetida inclui a retirada de lesões ou de todo o útero, sendo este último indicado quando não há intenção de engravidar. 

Já a outra alternativa para quem sofre da doença é o tratamento clínico, que pode ser com analgésicos, anticocepcionais ou dispositivo intrauterino (DIU) de hormônio para interromper a menstruação e controlar os sintomas da enfermidade. 

Assuntos Relacionados