Ministério da Saúde vai solicitar à Anvisa autorização para uso de autoteste de Covid-19

Trâmites para efetivação do pedido devem ser concluídos ainda nesta semana, informou o secretário executivo da Pasta Rodrigo Cruz

Escrito por Redação ,
imagem de mão segurando aparelho de teste de Covid
Legenda: Com a escassez de testes para detecção da doença no Brasil, o uso do autoteste voltou a ser alvo de debates
Foto: Shutterstock

O Ministério da Saúde vai solicitar à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) uma autorização para uso de autoteste de Covid-19 no Brasil. As informações são do O Globo.

Ao jornal, o secretário executivo da Pasta, Rodrigo Cruz, declarou que os trâmites para a efetivação do pedido devem ser concluídos ainda nesta semana.

Apuração do jornal O Globo aponta que diretores da Anvisa têm discutido internamente e debatido o assunto com o Ministério da Saúde, visando o avanço da medida.

Hoje, devido a uma resolução da Anvisa, não é permitido o uso de autotestes para detecção de Covid em casa, no Brasil.

Veja também

Política pública

A Anvisa analisa, contudo, se poderia ser feita uma normativa excepcional e temporária devido à pandemia. Uma exceção do tipo, inclusive, já ocorreu em relação a outras questões reguladas pela agência.

Na última sexta-feira (7), a Agência divulgou uma nota argumentando que a adoção do autoteste depende da implementação de política pública sobre o tema.

"Para a adoção de uma eventual política pública que possibilite o uso de autoteste para Covid-19, é fundamental considerar os fatores humanos e a usabilidade do produto, medidas de segurança do produto, limitações, advertências, cuidados quanto ao armazenamento, condições ambientais no local que será utilizado, intervalo de leitura, dentre outros aspectos", informou a Pasta, na ocasião. 

Com o aumento significativo do número de casos de Covid-19 em todo o País e a falta de testes para detecção da doença, o uso do autoteste no Brasil voltou a ser alvo de debates. 

Assuntos Relacionados