A pitanga é um fruto que pode ser consumido como lanche ou sobremesa, possuindo diversos benefícios para a saúde. A partir dele, é possível realizar o preparo de pratos como chá, geleia, suco e até mesmo licor.
Conforme a nutricionista Luanna Lima*, além de servir como alimento, suas folhas podem ser utilizadas na decoração ornamental de uma casa; na extração de óleo essencial, e na medicina tradicional.
Em entrevista ao Diário do Nordeste, a especialista detalhou os benefícios da fruta, sua origem, assim como o modo de preparo do chá.
O que é pitanga?
A pitanga é o fruto da pitangueira. Ela vem da família Myrtaceae e espécie se chama "Eugenia uniflora L.". Segundo Luanna, a árvore costuma crescer em regiões de clima tropical e subtropical.
"Tem a forma de bolinhas globosas e carnosas. Tem sabor agridoce e polpa aquosa. A planta é cultivada tradicionalmente em quintais domésticos", detalha a nutricionista.
O que "pitanga" significa?
A palavra "pitanga" vem do originalmente termo tupi “pi’tãg”, que significa "vermelho" e faz alusão à cor do fruto, conforme Luanna.
Qual a origem?
A pitangueira tem origem do Brasil, podendo ser encontrada nas regiões entre a fronteira com as Guianas até São Paulo, com foco na Mata Atlântica. A árvore tem grande adaptabilidade de solo e clima.
Atualmente pode ser encontrada em outras regiões do globo, como na América Central, na China e no Sul da França.
Quais os tipos existentes de pitanga?
A pitanga pode apresentar coloração alaranjada, vermelho sangue ou mesmo roxa (quase preta), que possuem gosto doce ou agridoce.
Quantas pode comer por dia?
A nutricionista recomenda o consumo entre 100g a 200g do fruto por porção para ser possível garantir as doses diárias das fontes de antioxidantes.
Quais benefícios tem a pitanga?
A fruta é rica em compostos antioxidantes, que ajudam no funcionamento do sistema imunológico. Dentre os benefícios, Luanna aponta:
- Rica em vitamina C e flavonoides (antioxidantes);
- Propriedades de antienvelhecimento da pele;
- Redução da resistência à insulina;
- Melhora da função do metabolismo de carboidratos;
- Fonte de fibras prebióticas para regulação da flora intestinal.
A pitanga ainda possui propriedades que podem ser incorporadas em loções hidratantes, como:
- Antimanchas;
- Cicatrizantes;
- Emoliente;
- Amaciante;
- Hidratante.
Outra fruta que carrega propriedades antioxidantes é a acerola.
A pitanga é mais rica em proteínas, carboidratos ou lipídios?
A fruta possui uma composição com cerca de 77% de polpa e 23% de semente, contendo altos teores de vitamina A, de minerais e compostos anti-inflamatórios.
A fruta in natura possui maior teor de carboidratos e fibras, em comparação às proteínas e lipídios. Apesar disso, ainda apresenta baixo teor calórico, que varia entre 42kcal a 52kcal por 100g de fruto.
Para que serve o chá de pitanga?
O chá de pitanga possui pelo menos seis benefícios, que vão desde a melhora do funcionamento do intestino até a regulação da pressão arterial e das taxas de açúcar no sangue.
- Ação anti-inflamatória;
- Melhora o funcionamento do intestino;
- Atua como bactericida;
- Possui propriedade analgésica e antitérmica;
- Combate os radicais livres;
- Regulação da pressão arterial e taxas de açúcar no sangue.
Conforme Luanna Lima, o chá também costuma ser utilizado no tratamento contra diarreia, "devido suas propriedades de limpeza e digestivas". A pitaya também auxilia no funcionamento correto do intestino, pois possui uma composição abundante em água e fibras.
Além disso, o chá de pitanga pode contribuir com a redução da ansiedade.
"É um chá que possui efeito relaxante, que ajuda diminuir a ansiedade e pode ajudar a reduzir a alimentação como forma alívio".
Como preparar o chá de pitanga?
É possível fazer o chá de pitanga a partir das folhas do fruto pelo método de infusão. Para isso, é necessário seguir os seguintes passos:
- Ferver aproximadamente 200ml de água e, após a fervura, apagar o fogo;
- Adicionar folhas do fruto e deixar abafado por cinco minutos (para extrair as propriedades medicinais);
- Por fim, já é possível consumir o chá.
Confira 3 receitas para preparar com a fruta
Como fazer o suco de pitanga?
Para quem deseja tirar o amargo do suco, a nutricionista aponta ser possível reduzir o sabor ao peneirar o suco antes de beber, a fim de tirar os pedaços da casca. Também pode levar as frutas ao fogo, com água, deixar ferver para os caroços se soltarem.
Ingredientes:
- ½ xícara (chá) de pitangas
- 2 cubos de gelo
Modo de preparo:
- Juntar todos os ingredientes no liquidificador e bater por 1 minuto, até o gelo ficar bem triturado;
- Se quiser, pode acrescentar laranja ou frutas vermelhas;
- Por fim, já é possível servir.
Como fazer geleia de pitanga?
Uma vez preparada, a geleia de pitanga deve ser armazenada em um recipiente bem fechado para evitar a saída e a entrada de ar, aponta a nutricionista. Outra fruta que pode ser utilizada na produção de geleia é a seriguela.
Ingredientes:
- 300g de polpa de pitanga
- 2 xícaras (300g) de açúcar demerara
- Sumo de 1 limão
- Casca de uma maçã
Modo de Preparo:
- Leve todos os ingredientes ao fogo e deixe cozinhar em fogo baixo por 15 minutos;
- Retire uma amostra da geleia e coloque em um prato, deixando-a esfriar, para verificar se adquire consistência gelatinosa;
- Caso esteja muito mole, leve ao fogo por mais alguns minutos;
- Após essa etapa, coloque em um ambiente fechado para evitar a saída e entrada de ar;
- Sirva a geleia.
Como fazer licor de pitanga?
Ingredientes:
- 1kg de pitangas maduras
- 1kg de açúcar demerara ou de coco
- 1,5L de água filtrada
- 1L de bebida alcoólica a sua escolha (cachaça ou vodka)
Modo de Fazer:
- Para fazer a calda de pitanga, é preciso limpar bem os frutos e cortar em pedaços médios, sem retirar as sementes (para não amargar).
- Em um recipiente de vidro grande, junte o açúcar e o álcool, mexendo a mistura até dissolver todo o açúcar.
- Adicione as pitangas no vidro e feche bem.
- Deixe o vidro macerar por cerca de dez dias, agitando o recipiente uma ou mais vezes ao dia para contribuir com a infusão.
- Após os 10 dias, adicione a água lentamente sempre mexendo para dissolver (Para o licor forte é recomendado o uso de 700ml a 1L de água. Para o licor leve, use de 1 a 1,5L de água).
- Deixe macerar por mais 30 dias.
- Coe em um coador de pano. Filtre no papel. Engarrafe numa garrafa de vidro e coloque etiqueta de identificação com a data de fabricação.
Como plantar pitanga?
O plantio da pitanga deve ocorrer no início da estação chuvosa, dando preferência para dias nublados. Isso evita que as mudas ressequem.
"A muda deve ser colocada na cova, com o caule no centro da régua de plantio, de maneira que o colo fique um pouco acima do solo", detalha Luanna.
Após o plantio, é recomendado realizar cobertura ao redor das mudas, preferencialmente com capim seco, para reduzir a evaporação da água.
Quando o plantio completar um ano, uma pode deve fazer uma poda, retirando "os ramos ladrões". As podas não devem ser realizadas nas fases de florescimento e frutificação.
Quanto tempo o pé leva para dar frutos?
A pitangueira costuma dar os primeiros frutos após o terceiro ano de plantio. Conforme Luanna, a árvore pode ter frutificação duas vezes ao ano. A primeira ocorre entre os meses de março até abril, enquanto a segunda acontece entre outubro até janeiro.
*Luanna Lima é nutricionista formada pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) com pós-graduação em Nutrição Clínica, Funcional e Fitoterapia. É representante comercial em Farmácia de Manipulação e atua em consultório particular.