A apresentadora Vera Viel, esposa de Rodrigo Faro, revelou diagnóstico de câncer em uma publicação feita na manhã desta quinta-feira (10). Ela afirmou ter um sarcoma sinovial na coxa esquerda e que fará uma cirurgia, já marcada para esta sexta-feira (11).
"Amanhã, dia 11 de outubro, farei uma cirurgia para retirá-lo e, depois, seguiremos com o tratamento junto a uma equipe médica incrível e muito abençoada", afirmou.
Ela também agradeceu a Deus por descobrir a doença ainda no estágio inicial. Rodrigo Faro foi uma das pessoas que insistiu para ela fazer uma ressonância e averiguar seu estado de saúde.
"Eu tenho um Sarcoma Sinovial, um tumor raro e maligno na minha coxa esquerda. Estou pronta para enfrentar essa batalha! Tenho muita fé em Deus e sei que, para Ele, nada é impossível! "
Vera ainda detalhou que irá completar 49 anos no dia 12 de outubro, em um aniversário atípico, já que estará no hospital. "Agradeço mais uma vez pelas inúmeras mensagens de apoio, carinho e amor que tenho recebido. Tudo vai ficar bem", concluiu.
Em entrevista ao Diário do Nordeste, o oncologista clínico Markus Gifoni detalhou que esse tipo de câncer é considerado raro e afeta, principalmente, adolescentes e jovens adultos.
O que é sarcoma sinovial?
O sarcoma sinovial é um tumor maligno considerado raro pela comunidade médica. Markus detalha que ele pertence ao grupo dos sarcomas de tecidos moles, como músculos, vasos sanguíneos e tendões.
"Apesar do nome, ele não se origina das células sinoviais, mas sim de tecidos mesenquimais próximos a articulações", detalha. Os tecidos mesenquimais são aqueles que dão origens aos tecidos conjuntivos e musculares do corpo.
Faixa etária atingida
Esse tipo de câncer afeta predominantemente adolescentes e jovens adultos, tendo maior incidência entre 15 e 40 anos.
Quais são os sintomas?
Esse tipo de câncer ocorre principalmente nas extremidades, como regiões próximas ao joelho. Também pode ocorrer em ombros, tronco e, em casos raros, órgãos internos.
Dentre os principais sintomas, ele cita massa ou inchaço indolor na região do tumor, crescendo lentamente.
"Pode haver dor, assim como limitação ao movimento articular à medida que o tumor aumenta de tamanho ou invade estruturas adjacentes", acrescenta.
Diagnóstico do sarcoma sinovial
Os médicos suspeitam de sarcoma sinovial quando há queixa de massa ou inchaço.
Para realizar o diagnóstico, é realizado um exame de imagem, normalmente ressonância magnética, sugerindo a presença do tumor que deve ser confirmado via biópsia.
Nesse processo, "existem alterações moleculares e histopatológicas típicas do Sarcoma Sinovial que o diferenciam de outros tipos de tumores malignos dessa linhagem de tumores", acrescenta.
Como tratar?
O tratamento irá variar a depender da fase do tumor. "Como em todos os tipos de câncer, quanto mais precoce o diagnóstico, maiores as chances de cura", destaca Markus.
A retirada cirúrgica ampla do tumor é realizada quando o câncer está em um estágio inicial, como ocorre com Vera Viel.
No entanto, os pacientes também podem passar por radioterapia após a cirurgia. A quimioterapia costuma ocorrer em cenários que a doença está mais avançada ou "quando se deseja a redução do volume do tumor para diminuir o risco de amputação do membro acometido numa cirurgia".
Quais cuidados para a recuperação?
Nos casos de tratamento cirúrgico, o paciente precisa realizar uma reabilitação funcional. Esse processo conta não apenas com fisioterapia, mas também com o envolvimento de uma equipe multidisciplinar competente.