Polícia Civil desarticula grupo criminoso que atuava há décadas no município de Saboeiro

Além de Saboeiro, mais de 100 policiais cumprem 24 mandados de prisão em Icó, Tauá e Iguatu. A Operação Carcará foi deflagrada na madrugada desta quinta (23) para combater crimes como tráfico de drogas e lavagem de dinheiro

Escrito por Lígia Costa, Lorena Tavares, Honório Barbosa e Wandenberg Belém ,
Legenda: A Operação Carcará foi deflagrada na madrugada desta quinta (23), com a participação de mais de 100 policiais
Foto: Wandenberg Belém

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) deflagrou, por volta das 4h desta quinta-feira (23), a primeira fase da Operação Carcará, com o objetivo de combater o tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, organização criminosa, dentre outros crimes que vêm sendo praticados ao longo de décadas por um grupo criminoso com atuação mais intensa no município de Saboeiro, no Interior do Ceará. 

Ao todo, serão cumpridos 19 mandados de prisão, busca e apreensão, em Saboeiro e nas cidades de Icó, Tauá e Iguatu. Até a publicação desta matéria, pelo menos 13 pessoas haviam sido capturadas e um adolescente apreendido, conforme informações do Delegado Jeferson Lima, titular de Iguatu e coordenador da Operação. Drogas e armas também foram encontradas pelos policiais durante as buscas. 

Segundo a polícia, o grupo é suspeito de envolvimento em uma série de homicídios registrados em Saboeiro nos últimos meses e já arrecadou milhões de reais com o tráfico de drogas na região. Somente entre dezembro de 2019 a junho de 2020, foram registrados 13 homicídios com características de execução, todos eles teriam sido praticados por suspeitos do alvo da Operação. 

Embora Saboeiro seja o foco da Carcará, as cidades de Icó, Tauá e Iguatu também se tornaram alvo da operação, devido à forma de atuação do grupo.

Legenda: Armas e drogas foram apreendidas pelos policiais nas primeiras horas da Operação Carcará
Foto: Lorena Tavares

"A gente sabe que o determinado grupo criminoso não atua só naquela cidade [Saboeiro], tem várias ramificações. Então, a gente teve o zelo de pegar toda a teia criminosa, identificar e transformar em algo que hoje vai ser cumprido em mais ou menos três ou quatro cidades", detalha o delegado William Lopes, do Departamento de Polícia do Interior (DPI) Sul, sem revelar a identificação dos membros do grupo.

A operação reúne mais de 100 policiais, entre escrivães, inspetores e delegados. "A operação está apenas começando e com certeza vamos lograr êxito nessas prisões e nos mandados de busca e apreensões também. Ela tem o objetivo de coibir essa organização criminosa que há décadas vem assolando a região de Saboeiro", acrescenta o delegado Glauber Ferreira, plantonista da Delegacia de Iguatu. 

 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados