O Tribunal Popular do Júri condenou a um total de 72 anos de prisão uma dupla acusada de torturar e matar um torcedor na saída de uma partida de futebol na Arena Castelão em 2023. Os réus foram sentenciados por homicídio duplamente qualificado, tentativa de homicídio, organização criminosa armada e cárcere privado mediante tortura.
A sessão, realizada na 3ª Vara do Júri no Fórum Clóvis Beviláqua, em Fortaleza, durou cerca de 14 horas.
Lauro Jesse Marques de Souza foi condenado a 38 anos, um mês e 15 dias de prisão, enquanto Renata Kelly da Silva Carmo foi sentenciada a 34 anos, um mês de 15 dias de reclusão. Ambos cumprirão regime inicialmente fechado.
Além da morte de Antoniel Ribeiro dos Santos, os dois foram julgados pela tentativa de homicídio de uma vítima sobrevivente, também alvo de disparos de arma de fogo.
No dia em que foi morto, Antoniel havia saído do estádio com a filha de 13 anos e um grupo de amigos. Eles costumavam frequentar jogos de futebol juntos.
De acordo com a denúncia criminal do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), "as cinco vítimas foram então levadas para um matagal nas proximidades do Castelão, local este onde tiveram sua liberdade restringida e passaram a ser ameaçadas e agredidas fisicamente, bem como foram questionados de que bairro eram e foram fotografados pelo grupo criminoso".
Torcedores sequestrados e torturados
No dia 28 de junho de 2023, por volta das 22h30, após a partida Ceará x Avaí, cinco pessoas foram abordadas por um grupo com, pelo menos, 10 suspeitos, e levados a um matagal. Eles foram agredidos e ameaçados, enquanto eram questionados onde moravam.
Após a Polícia aparecer na região, houve uma correria generalizada, e os comparsas dividiram as vítimas em dois grupos, deixando três trancadas em uma casa no entorno do estádio.
Antoniel e a vítima sobrevivente foram levadas de carro pela Avenida Alberto Craveiro para serem mortos. O sobrevivente entrou em luta corporal com os criminosos e escapou do carro, e conseguiu pedir ajuda a policiais militares, mesmo baleado na panturrilha.
Antoniel dos Santos foi assassinado com cerca de 20 tiros, enquanto o amigo não foi morto "por circunstâncias alheias à vontade dos réus, consistente no fato de que felizmente essa vítima não foi atingida em região letal, bem como pelo socorro médico prestado", como narra a denúncia.
O homem foi assassinado dentro do veículo. Horas depois, foi feita a prisão em flagrante de Renata. Já Lauro, foi capturado pelas Forças de Segurança duas semanas depois.