PMs suspeitos de matar advogada e a mãe dela em Morrinhos são afastados das funções por 120 dias

Os PMs foram presos em flagrante, no último fim de semana. A reportagem apurou que no celular do sargento foram encontrados vídeos da casa da advogada

Escrito por Emanoela Campelo de Melo , emanoela.campelo@svm.com.br
duplo adv
Legenda: As mulheres foram mortas em Morrinhos, Interior do Ceará
Foto: Reprodução

A Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD) afastou das funções os policiais militares suspeitos de participarem das mortes da advogada Rafaela Vasconcelos de Maria, 34, e da mãe dela, Maria Socorro dos Vasconcelos. A advogada era casada com um tenente-coronel da Polícia Militar do Ceará (PMCE).

Em portaria publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) nesta terça-feira (28), a CGD informa que o sargento Francisco Amaury da Silva Araújo e o soldado Daniel Medeiros de Siqueira são investigados na seara administrativa. O afastamento é de 120 dias e foi instaurado um conselho de disciplina para apurar a conduta dos agentes.

Veja também

Os PMs foram presos em flagrante, no último fim de semana. A reportagem apurou que no celular do sargento foram encontrados vídeos da casa da advogada. Um dos arquivos é do início deste mês de março. Nas imagens aparecem três homens dentro de um veículo, realizando um levantamento de endereço.

A CGD justifica o afastamento afirmando que: "os fatos que lhes são imputados, em tese, se revelam incompatíveis com a função pública, além de ser necessário à garantia da ordem pública e à correta aplicação da sanção disciplinar"

Francisco Amaury e Daniel Medeiros já tinham sido presos anteriormente pelo crime de extorsão

FLAGRANTE

Segundo a CGD, "equipes da Polícia Militar e da Polícia Civil do Estado do Ceará deram início às diligências logo após o crime. No dia da ocorrência, uma moto preta sem placas, usada no crime, foi localizada e apreendida".

A partir dessa informação, a polícia intensificou o trabalho investigativo e, na manhã de sábado (25), exatamente no mesmo lugar onde a moto usada no delito foi abandonada, os dois policiais militares foram abordados. Eles estavam em um veículo Colbat. No interior do carro, foram localizados dois capacetes. Os objetos apreendidos foram encaminhados à Perícia Forense, inclusive aparelhos celulares."
Controladoria Geral de Disciplina
Em nota

No dia da ocorrência, uma moto preta sem placas, usada no crime, foi localizada e apreendida pela Polícia
Legenda: No dia da ocorrência, uma motocicleta preta sem placas, usada no crime, foi localizada e apreendida pela Polícia
Foto: Reprodução

Os militares estão recolhidos ao Presídio Militar à disposição da Justiça. A DAI segue em investigações sobre o caso, "objetivando identificar as participações de outras pessoas no crime". 

A SSPDS e seus órgãos vinculados ressaltaram, na nota, que "não compactuam com desvios que venham a ser cometidos por servidores do Sistema de Segurança Pública".

DUPLO HOMICÍDIO

A advogada Rafaela Vasconcelos de Maria e a mãe, Maria Socorro dos Vasconcelos, foram executadas próximo a uma agência bancária, na última sexta-feira (24). Elas estavam em uma moto na rua, quando foram surpreendidas por um homem armado em outra motocicleta.

Maria Socorro ainda chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos. Ainda não há informações sobre o que teria motivado o crime.

Por nota, a Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE), a OAB Subsecção Itapipoca, a OAB Subsecção Sobral, e a Comissão da Mulher Advogada da OAB-CE, lamentaram as mortes das mulheres. 

"A Ordem repudia qualquer tipo de violência e se solidariza com a família e amigos neste momento de profunda dor. Informamos, ainda, que seguiremos atentos ao caso, designando uma comissão de advogados(as) da região para acompanhar, junto à polícia militar e civil, todos os desdobramentos da investigação e prisão dos suspeitos", diz o comunicado.

Os corpos de Rafaela e Maria Socorro foram enterrados em Morrinhos, no sábado (25), quando a advogada completaria 35 anos de idade. O velório ocorreu no ginásio da Escola Coronel Virgílio Távora e o sepultamento, no Cemitério São José.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados