Operação da Enel descobre dono de padaria em Maracanaú que furtou energia por 5 anos

Outras três pessoas foram presas em Barbalha pelo mesmo crime.

Escrito por Redação producaodiario@svm.com.br
29 de Agosto de 2026 - 16:33
capa da noticia
Legenda: Furto de energia tem pena prevista de um a oito anos de reclusão.
Foto: Davi Rocha / SVM.

Quatro pessoas foram conduzidas a delegacias da Polícia Civil, em Barbalha e Maracanaú, após a Enel Ceará identificar suspeitas de furto de energia elétrica durante ações realizadas na quinta-feira (27). As informações foram divulgadas pela empresa por meio de comunicado. 

Uma dessas pessoas foi o proprietário de uma padaria de médio porte em Maracanaú, que registrava faturamento de energia zerado desde setembro de 2021.

De acordo com a Enel, o furto de energia no estabelecimento ocorria "por meio de ramais extras que não passavam pelo sistema de medição". Após a inspeção, o dono da padaria foi conduzido à 5ª Delegacia de Polícia Civil de Maracanaú para esclarecimentos. 

Já em Barbalha, dois homens e uma mulher foram presos em flagrante no bairro Bulandeira após irregularidades nas residências serem constatadas. 

Furto de energia tem pena de até oito anos; saiba como denunciar

A Enel alerta que o furto de energia tem pena prevista de um a oito anos de reclusão. Além disso, a atividade traz riscos como curtos-circuitos, sobrecarga na rede elétrica e interrupções no fornecimento de energia.

Para denunciar o furto de energia, o consumidor pode pode ligar gratuitamente para a Central de Relacionamento da Enel Ceará, pelo telefone 0800 285 0196, disponível 24 horas por dia.

Newsletter

Escolha suas newsletters favoritas e mantenha-se informado

Edição do Dia