Uma megaoperação da Polícia Civil do Ceará contra integrantes do Comando Vermelho cumpriu 94 mandados de prisão até as 7h desta quinta-feira (17). A ação ocorre em 14 municípios cearenses e também resultou no pedido de bloqueio de R$ 73 milhões em bens e contas bancárias ligados aos investigados.
Do total de prisões, 62 foram cumpridas contra pessoas que já estavam no sistema prisional. Outras 32 ocorreram contra alvos que estavam em liberdade. A operação também apreendeu armas e drogas, conforme apuração da TV Verdes Mares.
Batizada de Impacto X, a ofensiva tem como alvo 147 pessoas apontadas pela Polícia Civil como integrantes da facção. Segundo o delegado-geral da Polícia Civil, Márcio Gutierrez, a investigação começou em 2024 e reuniu elementos sobre a participação dos alvos em atividades criminosas.
Ainda conforme o delegado-geral, parte dos alvos já havia sido presa ao longo da investigação. A nova operação reúne medidas contra pessoas investigadas por envolvimento em homicídios, extorsões, roubos e tráfico de drogas.
Além dos mandados de prisão, a Polícia Civil cumpre determinações judiciais para atingir o patrimônio dos investigados. O bloqueio de R$ 73 milhões busca impedir a movimentação de valores relacionados às atividades criminosas investigadas.
Municípios onde a operação ocorre
- Fortaleza
- Pacatuba
- Maracanaú
- Caucaia
- Aquiraz
- Paracuru
- Cascavel
- Umirim
- Itarema
- Baturité
- Tauá
- Quixadá
- Morada Nova
- Juazeiro do Norte