O governador Elmano de Freitas (PT) inaugurou, na manhã desta sexta-feira (10), o Centro de Tecnologia Avançada e Monitoramento de Segurança da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops/SSPDS), como parte das iniciativas do programa "Ceará contra o Crime".
Entre os equipamentos disponíveis no centro, está uma central de videomonitoramento. Somada a outras 74 centrais espalhadas na Região Metropolitana de Fortaleza e no interior do Ceará, o chamado Núcleo de Videomonitoramento (Nuvid) passa a ter 4.096 câmeras do Governo e dos órgãos parceiros à disposição das Forças de Segurança.
Com investimento total de R$ 11.256.737,06, o equipamento está instalado no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Fortaleza, e reúne serviços de 13 instituições.
Segundo destacou o governador, o equipamento promoverá uma resposta rápida e coordenada às demandas da sociedade relacionadas à Segurança Pública.
"O Ciops passa a atuar aqui junto, no Cips. Aqui está a nossa Polícia Militar, a Polícia Civil, o Samu, a AMC, vários órgãos. [Há uma] articulação com a Prefeitura de Fortaleza, de Sobral, do Eusébio, de São Gonçalo do Amarante, porque a gente tem o trabalho do Samu, que é integrado. E, ao mesmo tempo, aqui nós temos câmeras, temos ligações de ocorrências, isso favorece nós termos um conjunto de informações que permite, no mesmo local onde está o secretário de Segurança Pública, o comando da Polícia Militar, o delegado geral da Polícia Civil, tá o comando do Corpo de Bombeiros. Isso favorece que as informações estejam concentradas, a tecnologia sendo aplicada, de localização, de busca de informações também centralizada, e no mesmo espaço do comando de decisão. Isso é muito importante para aumentar o que nós chamamos de pronta resposta das forças de segurança", destacou.
Núcleos e células
Segundo o Governo, o novo espaço funciona ininterruptamente com 448 colaboradores e servidores para atender Fortaleza e Região Metropolitana, por meio de núcleos e células.
O novo centro de tecnologia conta com serviços integrados dos seguintes órgãos:
- Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE);
- Polícia Militar do Ceará (PMCE);
- Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE);
- Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce);
- Secretaria de Segurança Cidadã de Fortaleza (Guarda Municipal e Defesa Civil de Fortaleza);
- Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu);
- Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus);
- Autarquia de Trânsito e Cidadania de Fortaleza (AMC);
- Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor);
- Secretaria da Administração Penitenciário (SAP);
- Prefeitura de Sobral;
- Prefeitura do Eusébio.
Atendimento de emergência, inclusive bilíngue
O novo espaço ainda conta com o Núcleo de Teleatendimento e o Núcleo de Despacho. O primeiro recebe as ligações de emergência por meio dos números 190, 193 (Corpo de Bombeiros/Defesa Civil), 192 (Samu), além dos números de emergência estrangeiros: 911 (Estados Unidos) e 112 (Europa). Os dois últimos contatos visam atender turistas que buscam os serviços em solo cearense, com atendimento bilíngue.
Já o Núcleo de Despacho é responsável por gerenciar as viaturas para o atendimento às ocorrências.
>> Acesse nosso canal no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias