Idosa é indiciada por racismo contra menino de cinco anos em Amontada, no interior do Ceará

Criança sofria ofensas sempre que passava na frente da casa da suspeita, que era caminho para a escola onde ela estudava, conforme a mãe da vítima

Uma idosa de 78 anos foi indiciada pela Polícia Civil por racismo contra um menino de cinco anos na zona rural de Amontada, no interior do Ceará. O caso foi registrado no começo deste mês e concluído na última terça-feira (14).

Segundo a delegada titular da Delegacia Municipal de Amontada, Flávia Fonseca, a mãe da criança foi até a unidade policial e registrou a ocorrência.

A mulher relatou que a vítima sofria as ofensas de cunho racista sempre que passava na frente da casa da suspeita, que era caminho para a escola onde ela estudava. Diante das informações, o Boletim de Ocorrência foi convertido em inquérito policial.

Com as diligências em andamento, a mãe da vítima voltou na delegacia para retirar a queixa, porém ela foi informada que o crime é de ação penal natureza incondicionada, ou seja, não depende de manifestação de qualquer pessoa para ser iniciada. Desta forma, a suspeita, que tem parentesco com a vítima, foi indiciada.

A mulher de 78 anos foi indiciada pelo delito de crime de preconceito aos grupos vulneráveis referente a cor da pele, com base no art. 20 da Lei 7.716/89, considerando o atual entendimento do Supremo Tribunal Federal, decidido em outubro deste ano, que equiparou a injúria qualificada pelo racismo como crime previsto na lei 7.716/89.

O que diz a lei?

Conforme o artigo 20 da Lei 7.716/89, é crime praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. A pena prevista é de reclusão de um a três anos e multa.

*O nome da indiciada não será divulgado para preservar a identidade da vítima que é uma criança e possui parentesco com a suspeita.