Detento que fugiu de presídio em Itaitinga enquanto trabalhava é recapturado em cerca de 5 horas

O preso possui extensa ficha criminal e ficou escondido em um matagal, até ser encontrado por policiais penais

Um detento que fugiu de um presídio em Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), enquanto trabalhava, na última quinta-feira (3), foi recapturado em cerca de cinco horas, nas proximidades do estabelecimento prisional, segundo a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

Aparecido Pereira Leite, o 'Lourinho' ou 'Cidim', de 34 anos - que possui extensa ficha criminal - realizava um trabalho de capinagem na área externa da Unidade Prisional Agente Luciano Andrade Lima (CPPL I), quando se aproveitou da oportunidade para fugir e entrar em um matagal, no fim da tarde.

Várias equipes de policiais penais, inclusive o Grupo de Apoio Penitenciário (GAP), foram acionadas e cercaram o matagal, em busca do fugitivo. 'Cidim' foi encontrado por volta de 22h da quinta (3) e levado de volta ao presídio.

A Secretaria da Administração Penitenciária informa que "o interno perderá a oportunidade da função e responderá pelo ato nas esferas administrativa e criminal".

O detento responde a pelo menos seis inquéritos policiais, abertos pela Polícia Civil do Ceará (PCCE), por crimes como roubo de carga, ameaça e porte ilegal de arma de fogo.

Dois fugitivos seguem foragidos

Dannys Ronnys Almeida dos Santos, conhecido como 'Gordo' ou 'Gordinho', e José Anderson Pereira de Freitas, o 'Alex', também fugiram do Sistema Prisional neste ano. Ambos trabalhavam no Centro de Detenção Provisória (CDP), em Aquiraz, quando se aproveitaram para fugir, na tarde de 7 de janeiro deste ano.

Quase dois meses depois, 'Gordo' e 'Alex' seguem foragidos. Nesta semana, os nomes dos dois fugitivos foram incluídos no Programa de Recompensa do Governo do Ceará. Informações sobre a localização da dupla podem gerar uma recompensa de R$ 5 mil para os denunciantes.