Verão exige cuidados contra parasitas em cão

Para deixar seu animalzinho livre para curtir o verão, algumas medidas preventivas devem ser adotadas

Fortaleza. O verão chegando e com ele também chegam as infestações de pulgas e carrapatos. Os proprietários de cachorros, devem ficar atentos ao risco de uma infestação de carrapatos. Esses parasitas (carrapatos e pulgas) existem no inverno, mas o calor e a umidade, típicos da estação do sol, criam o ambiente ideal para a sua reprodução. Uma fêmea adulta do carrapato pode colocar em média 4.000 ovos em semanas.

Além das infestações no cão e ambiente, podem causar coceiras, alergias como a dermatite alérgica causada pela picada de ectoparasitas como pulgas e carrapatos (Dape), como também doenças como a Erliquiose e Babesiose.

A erliquiose é uma doença grave causada pela picada do carrapato (Riphicephalus sanguineus) chamado comumente de carrapato vermelho ou carrapato marrom que, se não for tratada, pode ser fatal para o cãozinho.

O carrapato se infecta ao picar um animal contaminado com a doença e transmite a bactéria para outro cão ao picá-lo.

Sintomas

A Erliquiose pode afetar animais de qualquer idade e pode resultar em febre e vários outros sinais clínicos que podem levar o animal à morte.

Os sinais clínicos variam de acordo com a fase da doença e condições imunes do animal. Para resultado positivo no tratamento do animal é essencial um acompanhamento contínuo do médico veterinário, bem como controle eficaz e seguro de carrapatos e pulgas.

A melhor forma de curtir o verão com segurança e sem preocupação é evitar infestações de pulgas e carrapatos no seu cãozinho e na sua casa.

Algumas dicas importantes para a saúde de seu amiguinho de quatro patas: O controle de carrapatos deve ser feito periodicamente também no ambiente.

Previna e combata carrapatos com produtos seguros para seu cão, evitando, assim, que ele seja picado. Atualmente, o Bravecto, lançado pela MSD Saúde Animal, está sendo o mais indicado.

Trata-se de um comprimido mastigável, sabor de fígado, seguro para filhotes a partir de oito semanas de idade, fêmeas em gestação e lactação como também a raça Collie, e em cães com carência de proteína de resistência multifármaco 1.

Este comprimido protege e previne contra carrapatos e pulgas por um período de até 12 semanas (três meses). É indicado para o controle da dermatite alérgica a picada de ectoparasitas (Dape)

Reduziz o risco de doenças como a Erliquiose pois o produto tem ação rápida e eficaz, combatendo infestações no ambiente e no animal.

Neste verão, seu amiguinho de quatro patas poderá tomar banho de mar e piscina e continuará protegido. Ficou muito mais simples protegê-lo contra carrapato e pulgas.

Qualquer dúvida sobre o assunto, você deve consultar um médico veterinário.

Mais informações
MSD Saúde Animal
www.msd-saude-animal.com.br

Marielle Medeiros
Médica veterinária

d