Médico de Tabuleiro do Norte ganha prêmio nacional

O Prêmio Laurenice Pereira Lima concedido ao Melhor Trabalho Científico em Saúde Pública foi dado ao médico Rigoberto Gadelha, do Programa Saúde da Família (PSF) de Tabuleiro do Norte. A comenda foi concedida durante o XV Congresso da Sociedade Brasileira de Diabetes, em Salvador.

O trabalho “Protocolo para Atendimento aos Pacientes de Diabetes Melllitus nas Unidades do PSF de Tabuleiro do Norte” elaborado pelo médico Rigoberto, com a colaboração da enfermeira Tibelle Maurício, concorreu com vários trabalhos de todo Brasil. Além do troféu, uma escultura de Yemanjá, em Prata com fios em Ouro, a premiação incluiu 20 glicosímetros e 2.500 fitas de glicemia, para que o projeto possa se desenvolver com mais rapidez e eficiência.

Durante a entrega do Prêmio, na solenidade de encerramento, Thomaz Cruz, presidente do Congresso, ressaltou a importância do exemplo que Tabuleiro do Norte estava dando aos outros municípios, pela iniciativa de aprimorar o atendimento em Diabetes.

Para Rigoberto Gadelha foi uma grande alegria e surpresa, o trabalho ter sido aceito no XV Congresso Brasileiro de Diabetes para apresentação oral.

“Foi um grande reconhecimento do nosso esforço e dos nossos ideais. Ter recebido o prêmio, que leva o nome da Dra. Laurenice Pereira Lima, é um grande prazer pelo valioso trabalho que ela prestou no atendimento aos pacientes diabéticos. Mas o Prêmio também nos traz a responsabilidade de fazer o bom uso dos glicosímetros e fitas para que tudo isso possa melhorar a qualidade de vida dos nossos pacientes diabéticos”, comentou Gadelha.

Segundo ele, os glicosímetros e fitas serão doados às unidades do PSF e ao hospital local. “As fitas serão utilizadas no desenvolvimento do Protocolo que, certamente, beneficiarão os pacientes diabéticos atendidos nas unidades locais do PSF”, declarou o premiado médico.