Jiboia é encontrada em telhado de casa no Crato

O animal, com aproximadamente dois metros, foi capturado pelo Corpo de Bombeiros e levado pela Polícia Ambiental

Uma jiboia de aproximadamente dois metros foi encontrada no telhado de uma casa, no bairro Zacarias Gonçalves, em Crato, na manhã deste sábado (08). A serpente foi resgatada pelo Corpo de Bombeiros. Segundo os moradores do imóvel, esta foi a segunda vez que este mesmo animal apareceu na residência, nesta semana. Outras duas cobras, no mesmo município, também foram capturadas hoje.  

Conforme o gerente comercial Wagner Macêdo, cunhado do dono do imóvel, e que estava no momento em que a cobra foi encontrada, todos se assustaram ao ver o animal entre os telhados. “Meu cunhado cria um hamster. Na segunda-feira, ele foi trocar a comida dele, e a jiboia estava em cima do muro. A gente pegou uma vassoura e empurrou para cair fora de casa. Hoje, ela deve ter voltado”, acredita.  

Apesar do medo, os moradores acionaram o Corpo de Bombeiros, que rapidamente estiveram no local. A Policia Ambiental também apareceu na casa e prestou assistência à equipe.  

Esta não é a primeira vez que serpentes são encontradas no bairro Zacarias Gonçalves. “Já vimos aqui na rua até cobra coral atravessando a rua”, garante Wagner. Apesar de não ser venenosa, o gerente comercial acredita que o encontro com o réptil é perigoso. “Elas estão descendo para as casas e são de todas as espécies”, enfatiza. 

Comum
O biólogo Charles Sousa ressalta jiboias é uma das serpentes mais comuns na região do Cariri, mas não são peçonhentas. “Não produzem e muito menos são capazes de inocular ‘veneno’”, explica. Considerada uma cobra de grande porte, a espécie pode atingir frequentemente 2,5m de comprimento. “Possui hábitos tanto diurno quanto noturno, e costumam se alimentar de uma grande variedade de presas, como aves, lagartos e pequenos mamíferos”, completa. O período de reprodução varia de outubro a dezembro, sendo encontrado indivíduos jovens entre os meses de janeiro a abril. 

O major Mendes Júnior, do Corpo de Bombeiros, explica que neste período chuvoso é muito comum encontrar serpentes. “A terra fica encharcada e os animais saem das tocas para se refugiar”, justifica. Neste sábado, outras duas ocorrências semelhantes foram registradas, em Crato, nos bairros Mirandão e Palmeiral.  

Orientação
O agente orienta que, ao se deparar com uma serpente, a população não deve tentar capturar, mas chamar o Corpo de Bombeiros imediatamente. “Afastar curiosos, principalmente crianças”, enfatiza. Ele ressalta que a corporação possui equipamentos apropriados para a captura de diversos animais, assim como treinamento apropriado.  

O biólogo também reforça que é preciso ter cuidado ao encontrar esses animais. “Muitas vezes, as pessoas não conhecem e pensam que todos apresentam perigo ao humano, mas nem todos oferecem risco. Manter distância e não se aproximar do animal sem conhecê-lo já evita acidente”, completa Charles.

Por outro lado, em caso de ataques de serpente, Major Mendes pede, se possível, que a vítima ou alguém próximo tente tirar uma foto da cobra ou localizá-la para que a equipe médica identifique a espécie e, consequentemente, o soro antiofídico que será aplicado.

Após capturadas, as serpentes são levadas ao quartel do Corpo de Bombeiros, que aciona a Polícia Ambiental. Os policiais são responsáveis por encontrar um ambiente natural da espécie, onde é levada e solta.