O evento acontece de 13 a 19 de agosto, com exibições de curtas e longas metragens e duas oficinas de audiovisual
Iguatu Dois cinemas, o Alvorada e o Coliseu, funcionaram nesta cidade até a década de 1980. De lá para cá, a população ficou sem opção de assistir a filmes na telona. Muitos jovens desconhecem a emoção e o prazer de uma projeção em sala cinematográfica. Por isso, ha três anos, o Instituto AguaBoa Cultural vem promovendo a Mostra de Cinema de Iguatu com o objetivo de formar plateia e oferecer para os moradores diversão e arte.
A III Mostra de Cinema de Iguatu será realizada no período de 13 a 19 de agosto, com exibições de curtas e longas metragens. Neste ano, o programa inova com a realização de duas oficinas na área do audiovisual. O evento é uma a parceria do Serviço Social do Comércio (Sesc), da Secretaria de Cultura do Estado (Secult) e da Secretária de Cultura do Município de Iguatu.
As exibições e as oficinas serão realizadas no auditório do Sesc. As temáticas das oficinas são "Meu 1° Filme: Celular e outras Mídias" e "Roteiro Cinematográfico". Na estreia do evento, será lançado o troféu AguaBoa, que, neste ano, homenageará o iguatuense Diogo Costa, que trabalhou na direção de arte e assistência de figurino em importantes filmes nacionais.
Além das exibições no Sesc, haverá mostras especiais no Teatro Pedro Lima Verde, no bairro Prado. Outra atividade da mostra será a reapresentação de curtas metragens na sede do grupo de teatro Ortaet, com a presença da diretora do curta "Asas do Coração", Sara Benvenuto.
Iguatu vai vivenciar sete dias de exibições e efervescência cultural, tendo o audiovisual como destaque. Importantes filmes e ainda inéditos no cinema serão exibidos na mostra. É o caso dos longas "Rânia", de Roberta Marques, e "Homens com cheiro de flor", de Joe Pimentel. A programação inclui a estreia dos curtas "Ana Bela", de Michelline Helena e "Brancos Elefantes", da iguatuense Sara Benvenuto.
Importantes documentários, tais como "Waldick, sempre no meu coração", longa metragem de Patrícia Pillar que relata a vida do cantor popular Waldick Soriano; "Murilo Teixeira" de Felipe Naur; "Jus", de Marcelo Dídimo; e "Nas Asas do Coração", de Sara Benvenuto, serão exibidos na programação. Além dos curtas metragens de ficção "Acabou-se", de Patrícia Baía, "A Galinha que burlou o sistema", de Quico Meirelles, e "O Amor nunca acaba", criado pelo Coletivo Alumbramento Filmes.
Capital
A capital cearense será destaque em "Fortaleza 24 Horas" e "Fortaleza em Sol Maior" que são curtas metragens sobre a cidade. No encerramento, uma mostra itinerante levará exibição ao ar livre na sede do distrito de Suassurana. "É uma experiência curiosa e de muito sucesso levar filmes em exibição na telona para a zona rural", disse Cesar Teixeira, um dos organizadores da mostra. "São moradores que nunca tiveram a oportunidade de assistir a um filme no cinema, na telona", completa.
A III Mostra de Cinema de Iguatu Filmes procura levar para a população filmes que instiguem e que traga novos olhares sobre o cinema brasileiro e sobre os cineastas cearenses. A realização das duas oficinas vai permitir a capacitação e aplicação de noções básicas de como desenvolver um roteiro e técnicas de como fazer um filme no celular e em outras mídias. "O evento dará oportunidade à população iguatuense a ter acesso a filmes importantes da cinematografia brasileira. São novos olhares, ideias e temáticas", diz a produtora cultural Kamille Costa.
Ela observa que o fato de a cidade não ter sala de cinema limita o acesso às produções, especialmente, as que não estão no circuito comercial. A coordenadora de Cultura do Sesc, em Iguatu, Sara Ferreira, destacou a importância do evento. "É uma oportunidade para as pessoas conferirem bons filmes em uma tela grande, pois não temos na cidade programação contínua de cinema".
Programação
Amanhã, dia 13, começa a III Mostra de Cinema de Iguatu, com exibições diárias, a partir das 19h, no Sesc. Haverá a entrega do Troféu AguaBoa, a Diogo Costa e em seguida, a exibição do filme "Rânia", de Roberto Marques. Na terça-feira, dia 14, serão exibidos "Nas Asas do Coração", de Sara Benvenuto, "Fortaleza 24 horas" e ´Fortaleza em Sol Maior".
Na quarta-feira, 15, será exibido o curta "Acabou-se" de Patrícia Baía e "Waldick, sempre no meu coração", de Patrícia Pilar. A programação prossegue na quinta-feira, dia 16, com exibição dos curtas "A galinha que burlou o sistema", "Jus", "Brancos Elefantes" e "Ana Bela".
Na sexta-feira, dia 16, a mostra traz em cartaz os filmes "Homens com cheiro de flor", de Joe Pimentel, e "O amor nunca acaba". No sábado, haverá reapresentação de curtas na sede da Cia Ortaet de Teatro de Iguatu e no domingo exibição especial na sede do distrito de Suassurana.
Mais informações
III Mostra de Cinema de Iguatu
Instituto AguaBoa Cultural
Telefones: (85) 9955.0986/
(85) 8847. 2538
mostra.cinema@yahoo.com.br
REPÓRTER
HONÓRIO BARBOSA